quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Ponta da Lagoinha em Buzios

Localizada entre as praias da Ferradura e da Foca, a Ponta da Lagoinha é um pedaço do litoral brasileiro de grande interesse geológico que atrai estudiosos, cientistas e turistas. Fica estrategicamente protegida dentro do Parque Estadual da Costa do Sol. As rochas são ricas em ferro, magnésio, cálcio e outros minerais sólidos. São compostas também por minerais de granada, cianita e quartzo. As características morfológicas de milhões de anos sofrem modificação sob a ação das ondas e das marés que esculpem o granito. Para os esotéricos trata-se de um Aleph, um portal energético, pois o lugar agrega forças da natureza de forma harmoniosa e energética.
Formada por rochas de mais de 520 milhões de anos, a Ponta da Lagoinha é a prova histórica de que Búzios já foi uma região com as mesmas características do Himalaia, un verdadeiro monumento geológico. É o chamado Himalaia Brasileiro, recentemente reconhecido por cientistas da Universidade do RJ (UFRJ). Além da beleza contida neste fenômeno, a Lagoinha é um inesquecível lugar de formações rochosas, piscinas naturais de abundante fauna marítima e vegetação nativa, incluindo o cacto de cabeça branca, que ocorre apenas neste litoral. Verdadeira amostra da história geológica e biológica da formação do continente ocorrida há mais de 500 milhões de anos.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Búzios Cine Festival

Neste final de semana, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, acontece o 21º aniversário do ‘Búzios Cine Festival’.
https://buziosturismo.com/21o-buzios-cine-festival/
A abertura do evento acontece na sexta-feira, 27, às 20h, com a exibição para convidados de “Olhos da Justiça”, estrelado por Julia Roberts, Nicole Kidman e Chiwetel Ejiofor. O filme é uma refilmagem do reverenciado longa argentino, “O Segredo dos Seus Olhos”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Mas, somente às 22h, o filme terá uma sessão aberta ao público, logo após a sessão de abertura.
O Cine na Estrada SESI Cultural, homenageia esta edição do Festival com uma seleção de filmes brasileiros que vai divertir aos espectadores de todas as idades, nos dias 28 e 29 de novembro.
Nas sessões realizadas no Gran Cine Bardot e no Cine na Estrada SESI Cultural, o ingresso é grátis, e no Gran Cine Bardot o público deverá retirar os ingressos 30 minutos antes da abertura.
Artistas famosos, como Marcello Antony, Julia Lemmertz, Maria Flor, Leandro Hassum, Nanda Costa, Paloma Bernardi, Raphael Viana e Isabelle Drummond são presenças confirmadas no evento. Além deles, os cineastas Afonso Poyart e David Schurmann também estarão presentes.
“Ao chegar à 21ª edição, o ‘Búzios Cine Festival’ comemora a sua permanência no calendário da cidade. Uma vitória que deve ser comemorada com muitas emoções nas telas dos cinemas”, disseram os diretores Mario José Paz e Vilma Lustosa.
Confira a programação no Gran Cine Bardot:
Dia 27/11
Horário: 22h
Filme: Olhos da Justiça
Classificação: 12 anos
Direção: Billy Ray
Local: Gran Cine Bardot, nº 88, Centro
Dia 28/11
Horário: 20h
Filme: Labirintos de Mentiras
Classificação: 12 anos
Direção: Giulio Ricciarelli
Local: Gran Cine Bardot, nº 88, Centro.
Horário: 22h
Filme: Anomalisa
Classificação: 16 anos
Direção: Charlie Kaufman e Duke Johnson
Local: Gran Cine Bardot, nº 88, Centro.
Dia 29/11
Horário: 17h
Curta-metragem: Valentina
Filme: Mar Me Quer
Classificação: Livre
Direção: Isabella Nicolas
Local: Gran Cine Bardot, nº 88, Centro
Horário: 19h
Filme: Nahid
Classificação: 12 anos
Direção: Ida Panahandeh
Local: Gran Cine Bardot, nº 88, Centro
Horário: 21h
Filme: Pegando Fogo
Classificação: 10 anos
Direção: John Wells
Local: Gran Cine Bardot, nº 88, Centro
Confira a programação no Cine na Estrada SESI Cultural:
Dia 28/11
Horário: 19h30
Filme: Carrossel
Classificação: Livre
Direção: Alexandre Boury e Mauricio Eça
Local: Cine na Estrada SESI Cultural – em frente à Praça Santos Dumont, Centro
Horário: 21h30
Filme: Divã 2
Classificação: 12 anos
Direção: Paulo Fontenelle
Local: Cine na Estrada SESI Cultural – em frente à Praça Santos Dumont, Centro
Dia 29/11
Horário: 19h30
Filme: Uma Professora Muito Maluquinha
Classificação: Livre
Direção: André Alves Pinto e César Rodrigues
Local: Cine na Estrada SESI Cultural – em frente à Praça Santos Dumont, Centro
Horário: 21h30m
Filme: Cine Holliúdy
Classificação: 12 anos
Direção: Halder Gomes
Local: Cine na Estrada SESI Cultural – em frente à Praça Santos Dumont, Centro
Este evento é realizado pela CIMA e pelo Gran Cine Bardot.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Buzios nos dias de Chuva

Nos dias de tempo fechado ou com chuva muitas vezes os turistas ficam dentro das pousadas sem saber o que fazer. Mas Buzios oferece, especialmente para esses dias, charmosos Cafés no Centro, Galerias de arte, bares e restaurantes na Orla Bardot para apreciar a paisagem degustando uma gastronomia de qualidade. Tem opções de atividades voltadas para qualidade de vida, como meditações, massagens, aulas de yoga. Mas para quem ama a natureza e aprecia a beleza das praias sem importar do clima, Buzios tem várias praias com estrutura ideal para esses dias. Aqui pode ver no vídeo a praia João Fernandes, linda até com chuva:

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Tucunzeira Surf Content

No próximo domingo 29/11, a comunidade do Bairro Tucuns, em Armação dos Búzios organizará a 2ª Etapa de Surf ‘Tucunzeira’.
A coordenação do evento está com os jovens moradores do Bairro, Ezequiel Fernandes (20) e Hilarion Fagioli (20). A 2ª Etapa é aberta a todos os praticantes do esporte, inicantes sem limites de idade.
https://buziosturismo.com/tucunzeira-surf-content/
Hilarion que é surfista há 7 anos também está no ranking do profissional do Espírito Santo e competiu em vários lugares teve o desejo de dar continuidade ao projeto ‘Tucunzeira’ que já teve a primeira etapa e que não saiu na mídia. Segundo ele, falta incentivo no esporte local.
“Meu objetivo nesse fim de semana é poder levar o troféu para Buzios, sempre agradecendo ao ‘Haka’Sucos pelo incentivo. Vou competir neste fim de semana 13, 14 e 15 na Praia do Forte, em Cabo Frio no “Festival de Gerações do Surf”. Dizem que Búzios é a melhor raia de vela, Búzios tem ótimas ondas… Búzios é isso é aquilo… Mas cadê o incentivo aos esportistas locais? Participamos mais fora do que dentro de casa. Busco apoio para competir o ‘Super Surf 2016’ e representar o balneário e obter bons resultados”, diz.
Hilarion ressaltou que a ASB-Associação de Surf de Búzios nunca está por dentro dos eventos e não há envolvimento.
“O foco é sempre todo em Geribá. Tucuns também precisa estar na rota dos esportes radicais, precisamos de eventos como kitesurf, surf, SUP e outros. A galera local está asciosa não há nada pra se fazer. Turista vem e passa não sabe das condições dos moradores locais. Precisamos de eventos esportivos já”, ressaltou.
O evento será no canto esquerdo da Praia de Tucuns no dia domingo 29/11 e para se inscrever é só entrar em contato através dos telefones> 22 99771 5699 ou 99266 1599.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Búzios e Suas Nacionalidades

Câmara de Búzios Homenageia Estrangeiros na Sessão Solene
Evento é aberto ao público e acontecerá no próximo dia 12/11, no Iate Clube, na Praia dos Ossos
“Búzios e Suas Nacionalidades” é tema da Sessão Solene da Câmara de Búzios
Primitiva e sofisticada, simples e cosmopolita, Búzios é um lugar para todos. Suas praias, sua natureza exuberante e sua gente acolhedora misturou-se com o mundo e ganhou novas cores e formas que transformaram para sempre sua identidade cultural.
No dia 12 de Novembro, quando o município comemora seu vigésimo aniversário de emancipação político-administrativa; a Câmara Municipal realiza sua sessão solene homenageando “Búzios e Suas Nacionalidades”.
A escolha do tema é um reconhecimento da Casa Legislativa à contribuição dos estrangeiros para economia e cultura locais. Mais de 50 nacionalidades convivem nesse pequeno paraíso, acolhedor de sotaques, costumes e sonhos.
Sessão Solene
Durante a solenidade, moradores e entidades locais, assim como pessoas que tenham demostrado apreço à cidade são agraciados com o Título de Cidadão Buziano, com a Medalha José Bento Ribeiro Dantas ou com a Moção de Congratulações e Aplausos. Além das entregas dos títulos honoríficos, a programação deste ano conta ainda com a apresentação dos alunos circenses do Projeto Circolo Social. O evento, aberto à população, será realizado a partir das 18h no Iate Clube.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Espiritualidade em Búzios



Búzios tem uma construção histórica, a Igreja de Sant’Anna, de 1743, que marca a presença secular da Igreja Católica na península. Além disso, entre outras igrejas com missas e as atividades comuns da cidade, há também um pequeno Santuário Mariano, Nossa Senhora Desatadora dos Nós, que recebe romeiros de todo o mundo.
A religião cristã também é fortemente representada pelas Igrejas Evangélicas. Outra construção histórica é a Igreja Metodista, no bairro dos Ossos, de 1936, destaca-se também a Assembleia de Deus na Rua das Pedras. Mas Búzios é marcada pela pluralidade e tolerância entre as religiões. São muitas as comunidades de terreiro no município, onde se pode encontrar as diferentes manifestações das religiões de matriz africana, que em datas especiais realizam suas celebrações ao ar livre, muitas vezes a beira mar. Judeus e Mulçumanos são recebidos de braços abertos na cidade e aqui podem andar lado a lado, como se o sol e o mar desfizesse as contradições e rixas históricas, ficam lá no Oriente Médio, não aqui.
O Budismo em Búzios
Desde sua descoberta como local paradisíaco, Búzios recebe pessoas ligadas a praticas espirituais orientais, como o budismo. Foi um movimento natural de pessoas vindas de diferentes partes do mundo e trazendo na bagagem novas filosofias e linguagens. Búzios conta com dois centros de meditação e divulgação do budismo, O Kuru Jamtse Sa, na Av. José Bento Ribeiro Dantas, ( 22) 2623-8129 e o Buddha Dharma, na Rua das Pedras ( 22) 2623-9888. Constantemente a cidade recebe a visita de mestres espirituais como o LAMA GANGCHEN RINPOCHE, do Siri Lanka, e um de seus mais conhecidos discípulos, o brasileiro LAMA MICHEL RIMPOCHE.
Lama Michel constantemente em Búzios
Lama Michel Rinpoche é um mestre budista pertencente à tradição do budismo tibetano. Nasceu em São Paulo em 1981. Aos cinco anos conheceu seu mestre, Lama Gangchen Rinpoche, por ocasião da primeira visita de Lama Gangchen ao Brasil, organizada por seus pais. Nos anos subsequentes, viajou por lugares sagrados no Tibete, Índia, Nepal e Indonésia. Durante este período, Lama Gangchen Rinpoche e outros renomados mestres o reconheceram como um Tulku, a reencarnação de um mestre que viveu no Tibete. Aos 12 anos, inspirado pelo convívio com Lama Gangchen Rinpoche e diversos Lamas tibetanos, decidiu, por conta própria, seguir a vida monástica. Foi viver na Universidade Monástica de Sera Me, no Sul da Índia. Lá, por 12 anos, recebeu formação nas práticas e filosofia budista segundo a tradição Guelugpa do budismo tibetano. Desde 2006 reside na Itália, e tem passado três meses do ano dedicando-se aos estudos e práticas no Monastério de Tashi Lhumpo, em Shigatse, no Tibete.
Lama Michel Rinpoche dedica-se à transmissão da filosofia budista. Sua clareza, sabedoria e praticidade mental são uma expressão viva de seu conhecimento profundo da tradição budista integrada às necessidades do mundo atual. Seus ensinamentos revelam a sabedoria de vida adquirida, tanto no convívio direto com grandes mestres, em retiros espirituais e peregrinações, como com aqueles a quem dedica orientação espiritual. Com Lama Gangchen Rinpoche, orienta diversos centros budistas como o Kunpen Lama Gangchen, em Milão, o Albagnano Healing Meditation Centre, em Bee-Verbania e o Centro de Dharma da Paz, em São Paulo, além de outros centros espalhados pelo Brasil. Realiza, com regularidade, conferências em congressos como o Conference on Integrative Psychiatry, na Holanda e na Fundação Dhammakaya, na Tailândia. É vice-presidente da Fondazione Lama Gangchen per una Cultura di Pace, na Itália e presidente da Fundação Lama Gangchen para a Cultura de Paz, no Brasil.