Localizada entre as praias da Ferradura e da Foca, a Ponta da Lagoinha é um pedaço do litoral brasileiro de grande interesse geológico que atrai estudiosos, cientistas e turistas. Fica estrategicamente protegida dentro do Parque Estadual da Costa do Sol.
As rochas são ricas em ferro, magnésio, cálcio e outros minerais sólidos. São compostas também por minerais de granada, cianita e quartzo. As características morfológicas de milhões de anos sofrem modificação sob a ação das ondas e das marés que esculpem o granito.
Para os esotéricos trata-se de um Aleph, um portal energético, pois o lugar agrega forças da natureza de forma harmoniosa e energética.
Formada por rochas de mais de 520 milhões de anos, a Ponta da Lagoinha é a prova histórica de que Búzios já foi uma região com as mesmas características do Himalaia, un verdadeiro monumento geológico.
É o chamado Himalaia Brasileiro, recentemente reconhecido por cientistas da Universidade do RJ (UFRJ). Além da beleza contida neste fenômeno, a Lagoinha é um inesquecível lugar de formações rochosas, piscinas naturais de abundante fauna marítima e vegetação nativa, incluindo o cacto de cabeça branca, que ocorre apenas neste litoral. Verdadeira amostra da história geológica e biológica da formação do continente ocorrida há mais de 500 milhões de anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário