Nesta região vem se desenvolvendo muitos eventos e retiros relacionados a espiritualidade. Não é por acaso, Buzios tem vários pontos energéticos importantes.
O Budismo em Búzios
Desde sua descoberta como local paradisíaco, Búzios recebe pessoas ligadas a praticas espirituais orientais, como o budismo. Foi um movimento natural de pessoas vindas de diferentes partes do mundo e trazendo na bagagem novas filosofias e linguagens. Búzios conta com dois centros de meditação e divulgação do budismo, O Kuru Jamtse Sa, na Av. José Bento Ribeiro Dantas, ( 22) 2623-8129 e o Buddha Dharma, na Rua das Pedras ( 22) 2623-9888. Constantemente a cidade recebe a visita de mestres espirituais como o LAMA GANGCHEN RINPOCHE, do Siri Lanka, e um de seus mais conhecidos discípulos, o brasileiro LAMA MICHEL RIMPOCHE.
Lama Michel constantemente em Búzios
Lama Michel Rinpoche é um mestre budista pertencente à tradição do budismo tibetano. Nasceu em São Paulo em 1981. Aos cinco anos conheceu seu mestre, Lama Gangchen Rinpoche, por ocasião da primeira visita de Lama Gangchen ao Brasil, organizada por seus pais. Nos anos subsequentes, viajou por lugares sagrados no Tibete, Índia, Nepal e Indonésia. Durante este período, Lama Gangchen Rinpoche e outros renomados mestres o reconheceram como um Tulku, a reencarnação de um mestre que viveu no Tibete. Aos 12 anos, inspirado pelo convívio com Lama Gangchen Rinpoche e diversos Lamas tibetanos, decidiu, por conta própria, seguir a vida monástica. Foi viver na Universidade Monástica de Sera Me, no Sul da Índia. Lá, por 12 anos, recebeu formação nas práticas e filosofia budista segundo a tradição Guelugpa do budismo tibetano. Desde 2006 reside na Itália, e tem passado três meses do ano dedicando-se aos estudos e práticas no Monastério de Tashi Lhumpo, em Shigatse, no Tibete.
Golden Prana
Dentro das atividades da Casa, tem grupos de meditações: Meditação dos Corações Gêmeos, Meditação da lua cheia, Meditação dos Arcanjos, materialização de projetos, todas com entrada franca. A Casa fica na Rua Tres Marias N. 131, Manguinhos, Buzios. Também são realizados diferentes cursos e palestras sobre Cura Pránica e atendimentos personalizados. Dentro da casa funciona um jardim para crianças com projeto especial.
Yoga Antigo
Baseia-se na utilização e combinação de 17 grupos de técnicas que podem ser praticadas juntas, integradas ou separadas, de acordo com a evolução pessoal de cada aluno.
O objetivo do método é desenvolver uma aula de Yoga completa, com atuação ampla, profunda e equilibrada. Compreensão dos mecanismos internos do corpo e suas dimensões, dando suporte e eficiência aos praticantes para que desenvolvam seus passos na trilha evolutiva de autoconhecimento e melhor utilização de si mesmo que é o YOGA.
O Yoga Ways Institute foi fundado pela professora de Yoga de Formação Profissional em Yoga Rosália Wayhs, a qual se dedica à arte de ensinar Yoga há mais de 17 anos.
Aqui você pratica Yoga com um seleto grupo de professores treinados dentro desse método exclusivo, preparados para oferecer técnica e qualidade na prática do Yoga, com conhecimento, responsabilidade e alto-astral. Ensinando Yoga com lealdade aos ensinamentos dos Mestres Ancestrais e à essência do Yoga Antigo.
Igrejas
Búzios tem uma construção histórica, a Igreja de Sant’Anna, de 1743, que marca a presença secular da Igreja Católica na península. Além disso, entre outras igrejas com missas e as atividades comuns da cidade, há também um pequeno Santuário Mariano, Nossa Senhora Desatadora dos Nós, que recebe romeiros de todo o mundo.
A religião cristã também é fortemente representada pelas Igrejas Evangélicas. Outra construção histórica é a Igreja Metodista, no bairro dos Ossos, de 1936, destaca-se também a Assembleia de Deus na Rua das Pedras. Mas Búzios é marcada pela pluralidade e tolerância entre as religiões. São muitas as comunidades de terreiro no município, onde se pode encontrar as diferentes manifestações das religiões de matriz africana, que em datas especiais realizam suas celebrações ao ar livre, muitas vezes a beira mar.
BEN
Búzios, Espiritualidade & Natureza é um convite para abrir e perceber com todos os sentidos a beleza e a força deste lugar, onde a terra, a água e o ar se encontram. Na tradição dos índios Hoppi, é uma condição para invocar a magia da vida.
Todas as atividades são destinadas a conectar-se com a própria natureza à nossa volta, reconhecendo que somos um com o universo e a Terra.