terça-feira, 19 de agosto de 2014

Receitas e temperos diferentes em Buzios

Dono de restaurante árabe viaja para o Oriente Médio e traz pratos novos
A gastronomia árabe é mundialmente conhecida pela profusão de temperos que conferem um sabor diferenciado aos pratos. O restaurante Pimenta Síria, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, é o representante deste tipo de culinária na cidade. Renato Hazan, proprietário do estabelecimento, é de família judia, com toda a parte materna do Egito. Acostumou-se a comer os pratos do país desde a infância, até resolver investir em um restaurante próprio. "Eu e minha mulher conversávamos muito sobre sair da confusão da cidade grande, viver uma vida mais tranquila e com mais qualidade, e abrir um negócio juntos. Uma vez, eu estava fazendo um trabalho em Búzios e fui procurar um lugar árabe para comer. Foi quando percebi que não tinha, e vi aí uma oportunidade", conta Renato.
"Ao sentar em um restaurante, você tem uma verdadeira experiência gastronômica, em todos os sentidos. É tudo muito farto e uma mistura de sensações. A quantidade de temperos que existe por lá é muito grande. Comemos em vários lugares populares e em outros mais refinados, pois queria que minha esposa conhecesse como é realmente a comida para quem vive lá. Aproveitamos para trazer um pouco disso para nossos clientes. Praticamente experimentávamos tudo o que víamos pela frente", lembra Renato.
Segundo ele, a viagem também serviu para aprimorar o conhecimento da culinária árabe: "Estamos fazendo alguns testes para implementar no cardápio. Novas saladas e pratos com novos temperos serão lançados. Além disso, tivemos ideias para reinventar receitas que já fazíamos e acrescentar novos ingredientes".
Sumagre e cúrcuma são dois temperos que Renato garante que irá incluir no cardápio. O sumagre é uma especiaria de sabor intenso que serve para temperar saladas, queijos e algumas carnes, como os kebabs. A cúrcuma é um dos principais ingredientes do curry, presente em um prato que se chama matbuha, uma salada de tomates e pimentões com alho, muito conhecida no Oriente Médio. A tradicional kafta também terá uma versão aprimorada após a viagem: ela será recheada com queijo e zaatar, tempero que lembra tomilho com gergelim, conferindo um sabor peculiar à carne.
"Outro ponto forte da nossa viagem foi perceber que a tahine (pasta de gergelim) usada lá é muito menos amarga que as brasileiras. Isso facilita fazer receitas que levam a tahine como base sem deixar o gosto muito forte. Depois de conversar com vários chefs locais, encontramos o 'Melah Limon', que é um tempero de sal e limão concentrado (muito ácido) que, se misturado em pouca quantidade na tahine, retira esse sabor amargo. Isso será muito bom para podermos criar mais pratos com essa base", conta Renato.
O casal aguarda apenas a finalização das obras para inaugurar uma nova loja, em meados de agosto, para poder incrementar o cardápio. "Hoje, no nosso rodízio, que é o carro chefe da casa, servimos 15 opções de pratos árabes. Vamos aumentar esse número para 20 e ainda adicionar pratos exóticos de cordeiro e outras carnes no menu", garante Renata Hazan, esposa e sócia de Renato.
Fonte O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário