sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Consumo consciente de água


Uso responsável da água
Estamos passando atualmente por uma crise hídrica provocada pela estiagem prolongada. Quanto ao abastecimento do Rio de Janeiro o risco de faltar água pode ocorrer se a população não se conscientizar da importância do uso racional do bem natural .
O nível do reservatório de Paraibuna, o maior dos quatro que abastecem o estado do Rio, chegou a zero nesta quarta-feira. O pesquisador do Laboratório de Hidrologia da Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), alerta que o nível médio dos quatro reservatórios está próximo de 1% e diz que medidas de restrição serão necessárias para preservar o abastecimento humano .
Consumo consciente de água
Dicas de como economizar água:
- Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada
- Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres
- Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima
- Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rápido
- Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água
- Não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência
- Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada
- Reutilizar a água sempre que possível (usar a água da lavadora para jogar no vaso)
- Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas
- Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira
- Lavar o carro com balde ao invés de mangueira
- Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas
- Tratar a água de piscinas para não precisar trocar com freqüência. Outra dica é cobrir a piscina com lona, enquanto não ocorre o uso, para evitar a evaporação

A nossa civilização adotou um modelo de desenvolvimento que tem levado à exaustão de muitos recursos naturais. A água teve o seu consumo triplicado nos últimos 50 anos, ao mesmo tempo em que o manejo inadequado, com sua conseqüente poluição e contaminação, estão deixando-a sem condições de uso e comprometendo a vida no planeta. De toda a água existente no mundo menos de 1% encontra-se disponível em rios e lagos, dos quais uma parte importante tem problemas de poluição e/ou contaminação. Desta maneira, a água potável merece atenção especial, por ser um produto escasso e com a demanda crescente. O controle do desperdício torna-se uma premissa básica e, por conseqüência, é preciso rever hábitos e atitudes, discutir necessidades e padrões de consumo, que contemplem a administração dos custos ambientais e sociais, na busca por um redirecionamento da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário