sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Filhote de baleia com uma tonelada em Búzios

Equipe monitora animal que tem quatro metros de comprimento
Um filhote de baleia da espécie Jubarte, com menos de um mês de vida, corre risco de morrer por falta do leite materno, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos . O animal que pesa uma tonelada e tem quatro metros de comprimento, foi encontrado ontem de manhã (quinta-feira 21) entre as praias de Manguinhos e Rasa, pela equipe do Centro de Tratamento de Animais (CTA). Uma embarcação fez o primeiro monitoramento do filhote que apresentou um problema de saúde que ainda não foi identificado. De acordo com Bruno Berger, gerente de monitoramento de praias do CTA, o estado do filhote é considerado crítico, já que ele não pode se alimentar. ''Esse filhote tem menos de um mês de vida e nessa fase eles só se alimentam do leite materno. O animal deve ter se perdido da mãe e por isso veio parar aqui em Búzios. Apesar de estar sem alimentação ele nada normalmente'', disse.
Ainda segundo Bruno Brenger, o filhote já chegou a um quilômetro da faixa de areia e o esperado é que ele se aproxime ainda mais. No fim da tarde desta quinta-feira (21), o monitoramento por barco foi suspenso, após determinação do Ibama, que exigiu que nenhuma embarcação se aproxime do animal. Caso a ordem seja descumprida, o proprietário do barco pode ser autuado. A equipe do CTA vai continuar monitorando o animal em terra.
No último sábado (16), um outro filhote da mesma espécie morreu após encahar na praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. O animal foi encontrado ainda vivo na areia da praia, por pescadores e moradores da região. A equipe do CTA da cidade recolheu material genético do filhote para uma análise, com o objetivo de descobrir as causas da morte. O resultado deve sair em 30 dias. Este foi o segundo caso no mês em que uma baleia da espécie Jubarte morre em São Francisco de Itabapoana. No domingo, 3 de agosto, uma baleia apareceu na praia de Buena já em estado de decomposição.
Fonte O Globo

Um comentário:

  1. Olá, sou assessora de imprensa do Sebrae na regiao dos Lagos. Gostaria de passar informações pra vocês sobre nossas ações na região. Para qual email devo encaminhar? abs Andrea (andrea@printrio.net)

    ResponderExcluir