terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Mutirão ‘Amigos da Limpeza’ aconteceu na Praia do Una


Brasileiros e estrangeiros limparam a praia
Um mutirão de limpeza foi realizado na Praia do Una neste sábado 21/02 por moradores do Alto da Rasa e Maria Joaquina. A moradora Mônica Liliana Vasques, que é argentina nos relatou que frequenta a praia com sua família e sempre vê muitas crianças brincando na praia e a mesma com muito lixo espalhados por todo os lados.
“Nós temos que ensinar Educação Ambiental primeiramente dentro das nossas casas. Passar para nossas crianças que não se deve sujar as praias deixando o lixo que geramos no Meio Ambiente. Quem sofre com a poluição ambiental das praias primeiramente são os animais marinhos. Já cansamos de ver tartarugas mortas aqui e outros tipos de animais marinhos mortos nesta praia por ter confundido a alimentação correta por lixo”-disse.
Cansada dê ver o ser humano maltratando e jogando lixo na natureza, Mônica, juntamente com um grupo de amigos resolveram fazer esse mutirão por conta própria para que possa servir de exemplo a ser seguido e que assim surjam mais campanhas não só aqui, mas em todas as praias da região inclusive em Búzios que tem as suas praias tão maltratadas pelos seus usuários.

“Educação Ambiental tem que ser ensinada primeiramente em casa e passada e ensinada nas escolas. A natureza agradece! E vamos continuar com o mutirão. inicialmente uma vez por mês. Estamos estudando a possibilidade de aumentarmos a frequência e também estudando fazer uma associação no bairro. No mutirão foi usado luvas descartáveis e sacolas plásticas biodegradáveis para o recolhimento do lixo. Recolhemos muitos plásticos, copos descartáveis, garrafas pet, isopores e etc… E nós moradores pedimos que a prefeitura de Cabo Frio coloque lixeiras na praia, pois aqui não há lixeiras. Como a Praia do Una fica entre Búzios e Cabo Frio, esse local é bem abandonado pelas duas cidades. Precisamos de radares na RJ-102 na Orla da Praia, os carros aqui passam em alta velocidade e mais iluminação”-lembrou Mônica.
O encontro aconteceu na ‘Escola de Kite Surf do Guilherme’. Mesmo com o mar agitado e ventando muito forte os voluntários não desistiram.
Fonte: Folha de Buzios

Nenhum comentário:

Postar um comentário