terça-feira, 30 de setembro de 2014

1ª Parada Gay de Búzios

Primeira Parada do Orgulho LGBT de Búzios
http://buziosturismo.com/buzios/por/noticias/home.php?Id=218
Segundo os organizadores cerca de 5 mil pessoas participaram do evento Cinco mil pessoas participam neste domingo 28/09, da Primeira Parada do Orgulho LGBT de Búzios. Sem apoio estrutural por parte da Prefeitura o Grupo Freedom Búzios, organizador da manifestação, que já vem atuando no município há um ano, levou para o centro da cidade, que é atrativo turístico internacional, o maior evento de visibilidade e de manifestação dos direitos da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).
A alegria dos coloridos, os shows das drag queens, a música eletrônica e os gritos de liberdade e contra a homofobia embalaram milhares de Lésbicas, Gays Bissexuais, Travestis/Transexuais e simpatizantes numa manifestação de orgulho e apoio ao amor entre iguais na cidade Buziana.
“Conseguimos! Trouxemos para Búzios a primeira Parada do Orgulho LGBT, mas asseguramos, essa é a primeira de muitas outras que virão ao longo dos anos, nosso grupo mostrou a que veio, fez tudo isso com muito empenho e carinho, e só tenho duas coisas para dizer a vocês galera Freedom, vamos à luta, amo vocês”- frisou Fernando Moura, presidente do Freedom Búzios e organizador do evento.
A primeira Parada do Orgulho Gay no país aconteceu em 1995, quando cerca de 3 mil pessoas se reuniram na praia de Copacabana durante o encerramento da 17ª da Conferência Internacional LGBT, realizada no Rio de Janeiro. A partir daí, inúmeras cidades passaram a sediar eventos similares. Segundo relatório divulgado no início deste ano pelo coletivo Grupo Gay da Bahia, 312 homossexuais foram assassinados no Brasil durante 2013, o que representa uma média de uma morte a cada 28 horas.
“O Grupo Freedom Búzios hoje escreve o primeiro capítulo da história do Movimento LGBT na cidade, e com essa linda e volumosa manifestação com toda certeza mostrará ao prefeito Dr. André que esta cidade clama por apoio e ações de combate à homofobia. E digo mais, tenho certeza que depois dessa muitas outras virão com o apoio deste médico humanista que o prefeito é”- esbravejou Rodolpho Campbell, Presidente do Fórum de Ong’s LGBT da Baixada Litorânea.
O evento foi encerrado às 22h e contou com o ordenamento do trânsito realizado pela Guarda Municipal, com o policiamento do 25º Batalhão de Policia Militar e com ambulância da Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: Folha de Buzios
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário