quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
Réveillon 2015
Praia de Geribá
Queima de fogos
contagem regressiva com laser
3 torres com DJ a partir das 22hs
Praia de Manguinhos
Local: Porto da Barra
Queima de fogos
Centro
Local: Pier
Queima de fogos
Rasa
Local: Campo de futebol
Queima de fogos
terça-feira, 30 de dezembro de 2014
Programação de Réveillon da cidade de Búzios
Búzios festeja a chegada de 2015 com queimas de fogos e música, em diversos pontos da cidade. Com uma taxa de ocupação de 100%, a cidade terá programação de Réveillon na Praia de Geribá, no Centro, em Manguinhos e no Bairro da Rasa.
Moradores e visitantes poderão curtir as festividades em ambientes diferenciados para todas as idades com uma programação diversificada. A maior festa acontecerá na praia de Geribá que tradicionalmente agita o Réveillon com estruturas iluminadas, torres de DJs, laser e queima de fogos. Este ano os DJs tocarão estilos diferentes em cada ponto da praia, atendendo a todos os gostos. A festa começa às 22h e só acaba às 3h da madrugada.
Além de Geribá, no Píer do Centro também haverá animação musical com DJ a partir das 22h e queima de fogos. Após a virada, a música continua na Armação com a banda de samba Beleza Pura animando a Festa dos Pescadores. Outras queimas de fogos no Porto da Barra, em Manguinhos e no Bairro da Rasa, nas imediações do Inef, serão oferecidas pela Prefeitura.
segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
Búzios registra 'boom' no turismo durante o ano
Expectativa é de que 1 milhão de turistas visitem a cidade neste verão
Armação dos Búzios deve ter o verão mais agitado dos últimos dez anos. Segundo a expectativa, cerca de um milhão de turistas devem visitar a cidade, que possui apenas 28 mil habitantes, durante toda a alta temporada. Para isso, um esquema especial foi montado para que turistas e moradores possam ter mais conforto nessa época. Reforço na coleta de lixo, reforço do policiamento, instalação de sinalização, instalação de pontos de apoio de informações turísticas e de estacionamentos rotativos - a fim de evitar flanelinhas - são algumas das medidas.
Durante os anos de 2013 e 2014 Búzios atuou focado na promoção do destino Búzios, no ordenamento do setor e na melhoria do município, para atrair cada vez mais turistas de qualidade. Para isso, foi inaugurado o Centro de Informações Turísticas da Rasa, que além de incluir o bairro no turismo de Búzios, pode recepcionar e atender o turista na entrada do balneário. Neste período, nos três Centros de Informações - Centro, Pórtico e Rasa - foram registrados o atendimento de mais de 11 mil turistas, e foram autorizadas a entrada de cerca de 3 mil ônibus de turismo.
A constante participação nas feiras de turismo nacional e internacional, 22 feiras ao todo, garantiu a exposição dos atrativos turísticos para os operadores de viagens e público em geral. Sendo atendidos nos estandes de Búzios mais de 15 mil profissionais do turismo e 10 mil interessados em viagens, nas 8 feiras internacionais e 13 nacionais.
Ao longo dos dois anos foi realizado cerca de 50 eventos pela pasta, oferecendo diversão para a população e atraindo mais de 150 mil visitantes para a cidade. Sucesso de público o Búzios Love, trouxe para um maior número de turistas para o município, num período considerado de baixa temporada. Durante este período realizou um trabalho de divulgação com veículos de comunicação grande porte nacional e internacional, além de sites que possuem alta audiência. Participou da articulação para a viabilização dos voos diários da Companhia Aérea Azul entre Campinas, interior de São Paulo, e Cabo Frio, assim como a capital mineira, Belo Horizonte também já tem a linha aérea regular, para o Aeroporto Internacional de Cabo Frio. Neste período, foi lançado o aplicativo 'Búzios 360°', que possibilita um passeio virtual pelo destino, além de permitir traçar rotas, facilitando a locomoção pelas ruas do balneário. Engajada na qualificação profissional da população, trouxe para o município, em parceria com o Governo Federal diversos cursos de capacitação, como organizador de eventos, recepcionista em meios de hospedagem e camareira.Em parceria com a Secretaria de Educação, implantou os cursos de idiomas - inglês e espanhol - que garantem aos moradores conhecimento para conquistarem melhores cargos no mercado de trabalho. E consolidou o curso ConheSer Búzios, implantado no ano de 2013 por ela, muito requisitado pela população. A pasta ainda manteve o curso técnico de Guia de Turismo, em parceria com o Estado do Rio de Janeiro. Ao todo foram 27 cursos, e mais de 320 pessoas qualificadas.
Veja mais notícias sobre Buzios
Veja mais notícias sobre Buzios
sexta-feira, 26 de dezembro de 2014
Escunas e barcos são impedidos de trabalhar com ventos aceima de dez nós
A Capitânia dos Portos esteve em Búzios garantindo que nenhuma, das vinte e sete embarcações de turismo que atuam no litoral da Cidade, saíssem ao mar para realizar os tradicionais passeios com turistas quando a velocidade do vento atingir 10 nós. A proibição atende a uma norma da Marinha que impede embarcações de turismo operem suas atividades normais quando a velocidade do vento atinge 10 nós, algo em torno de 16 quilômetros por hora.
Para operadores do sistema a regra é rígida demais já que existem embarcações de médio porte realizando este tipo de passeio. Estes barcos de até 80 toneladas e capacidade máxima de 200 passageiros, seriam estáveis o bastante para navegarem com conforto e segurança, mesmo com ventos acima do patamar estipulado pela Marinha.
Romney de Aguiar, presidente da Associação de Barcos de Turismo de Armação dos Búzios (ABAT), acredita que o setor precisa ter maior flexibilidade para trabalhar já que a região costuma receber ventos regulares praticamente durante todos os doze meses do ano.
- O dispositivo normativo do Regimento do Tráfego Marítimo (RTM) deveria ser flexibilizado para 15 ou até mesmo 20 nós. Em dias de vento os operadores e capitães das embarcações costumam fazer um passeio junto a costa, no trajeto entre Tartaruga e João Fernandes. Percursos entre a costa e a Ilha Feia, por exemplo, não são operados em condições de vento; o próprio turista não se sente confortável, e o pessoal de mar sabe disso - conta Romney ao PH.
Outra observação do empresário é que a maioria das escunas que operam na Cidade têm condições de dar a volta ao mundo, tal é a segurança que elas oferecem: - Temos equipamento de salvatagem e guarda vida a bordo, casulos que são boias que se abrem em caso de emergência, e calado de 40 cm que tornam as escunas bem seguras para navegar. Proibir a navegação à 300m da Costa é uma incoerência total – reclama Romney.
Segundo o presidente da Abat, com a restrição aos passeios marítimos, cerca de 100 profissionais como marinheiros, mergulhadores, aquataxistas e pescadores que também fazem passeio de traineira, estarão impedidos de trabalhar a maior parte do ano, além de outra centena de pessoas que trabalham indiretamente com a atividade, o que poderia desencadear uma crise financeira sem precedentes no setor Náutico e no Comércio de Búzios.
- Vamos nos reunir com o capitão dos portos e apresentar estudos técnicos realizados por oceanógrafos, comprovando que a Cidade oferece ventos tão regulares que lhe deram inclusive o título de ‘raia mundial da vela’. A proibição, que visa à segurança de todos, poderia valer para ventos acima de 15 ou 20 nós, pois ao contrário de outros lugares, Búzios não tem registro de acidentes com embarcações de turismo provocados por ventos. Esperamos que a marinha aceite a proposta, - pondera o presidente da Abat espera poder discutir os limites para operar os passeios turísticos o quanto antes.
terça-feira, 23 de dezembro de 2014
Escultora Christina Motta reforma suas escultura de Buzios
omeçou a reforma escultura do Cruzeiro na Rasa
A escultora Christina Motta, iniciou a reforma da escultura do negro (Zumbi dos Palmares), no bairro Rasa, em Búzios.
Segundo Christina, a reforma se estenderá também a Brigitte Bardot, na Orla, que já foi muito maltratada, aos profetas na praça da Policlínica, entre outras. As esculturas das crianças, na Praça dos Ossos já foram reformadas.
A escultora Christina Motta nasceu em São Paulo em 1944, morou em Londres (1970 a 1992), e há alguns anos fixou residência em Búzios. Já realizou exposições na Inglaterra, Holanda e Japão. Christina gosta de construir grandes esculturas públicas.
segunda-feira, 22 de dezembro de 2014
Bicho preguiça é resgatado em Búzios
Espécie de bicho preguiça está ameaçada de extinção
Na última sexta-feira (19 Dezembro), um bicho preguiça, da espécie preguiça-de-coleira, foi resgatado na entrada da Praia das Caravelas, em Búzios. A “operação” foi realizada pelo guarda ambiental Leonardo Sandre, que contou com a ajuda de moradores da região. A preguiça-de-coleira é, dentre os gêneros do animal, a que corre mais risco de extinção.
O bicho estava em cima de um fio de tensão quando foi avistado por Sandre, que demorou cerca de 20 minutos para recuperá-lo. Após o resgate, a preguiça foi devolvida ao Parque Estadual Costa do Sol.
— Fiquei esperando ela passar para a árvore. Então subi e pedi ajuda de alguns moradores para retirar lá de cima. Na realidade estou de férias, mas não consigo deixar passar essas situações. No início da semana também resgatei um tamandua mirim — conta Sandre. O local em que a preguiça estava fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau Brasil, região de reserva de uso sustentável, o que explica a presença de postes de eletricidade. Sandre diz que, provavelmente, o animal saiu de dentro do parque e foi parar em cima de um fio de tensão.
A preguiça-de-coleira é uma espécie endêmica da Mata Atlântica brasileira e possui pelagem espessa de cor castanho-claro. O nome específico se dá devido à coleira que fica envolto ao seu pescoço. É a maior e mais pesada do gênero do animal, podendo atingir até 10kg.
Fonte: Globo
sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
Ex-BBB Roni posa só de cueca ao lado da bailarina Raquel Guarini
O ex-BBB Roni Mazon posou só de cueca e mostrou seu corpo sarado ao lado de Raquel Guarini. A bailarina do programa “Domingão do Faustão” – que venceu a edição de 2014 da “Dança dos famosos” ao lado do ator Marcello Melo Jr. - mostrou sua boa forma em ensaio feito com o ex-BBB em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
Recentemente, Roni colocou sua mão boba em ação na namorada, a também ex-BBB Tatiele Polyana. Ele posou para foto com a mão no bumbum da namorada. Os ex-BBBs malharam juntos em uma academia em Cianorte, no Paraná.
Raquel Guarini, que integra o time e bailarinas do Domingão do Faustão, posou para um editorial de moda ao lado do ex-BBB Roni Mazon, que participou da 14ª edição do reality show. A dupla estrela uma campanha de underwear.
As fotos foram feitas na cidade de Búzios, na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. Raquel se tornou uma das mais populares dançarinas do Domingão ao vencer a competição Dança dos Famosos de 2012, formando dupla com o ator Rodrigo Simas, com quem chegou a levantar rumores de affair.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
Recital da Escola Villa Lobos
Alunos do Núcleo Avançado Tom Jobim
Está chegando o dia do recital de fim de ano da Escola Villa Lobos - Núcleo Avançado Tom Jobim! É nesta quinta-feita, dia 18, às 19h no Cine Teatro Rasa!
A Escola de Música Villa-Lobos | Núcleo Avançado Tom Jobim foi fundada no ano de 2002 com a ideia de contribuir para o crescimento musical e intelectual dos moradores de Armação dos Búzios.
Oferece os cursos de Formação Inicial em Música para crianças a partir de 7 anos e o Curso Básico de Música para alunos a partir dos 13 anos. O Curso de Formação Inicial em Música tem duração de 4 anos e o Curso Básico de Música tem duração de 3 anos.
Na Escola de Música os alunos recebem ensinamentos teóricos e práticos que vão abordar os diversos elementos da educação musical. Aulas teóricas: Musicalização Infantil, Leitura e escrita musical, Percepção Musical, Harmonia, Estruturação Musical e Apreciação Musical. Aulas práticas nos seguintes instrumentos: Violino, violoncelo, piano, teclado, guitarra, violão, baixo, bateria, percussão, canto, canto coral, saxofone e flauta.
Destina-se a desenvolver no aluno a capacidade de aproveitar a música como meio de renovação e de formação moral, intelectual e cívica.
quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
Bazar Solidário de final de ano
Música ao vivo, comidinhas caseiras, suco de luz, artesanatos e roupas
Está quinta (amanha 18 Dez) temos o famoso Brechó e Bazar Solidário de final de ano, de 12h ás 18h na Casa Pérola Azul, com música ao vivo, comidinhas caseiras, suco de luz, artesanatos, opte por um consumo consciente!
O Brechó Solidário é um projeto do Instituto Golden Prana que surgiu com a intenção de arrecadar fundos para dar apoio a ONG PRGISSOL (Creche da Tia Maria) situado no bairro de Guriri que abriga entorno de 100 crianças carentes, em horários que não estão na escola, oferecendo alimentação e atividades diárias.
No brocho todas as roupas que recebemos de doação que são novas ou em ótimo estado são vendidas entre R$3 e R$5 (fica a critério de o proprio comprador avaliar o preço que deseja colocar no produto). Damos oportunidade para pessoas comprarem roupas novas ou semi-novas a um ótimo preço e ajudam arrecadar fundos para a ONG PROGRISSOL.
Hoje o Brechó Solidário se tornou um evento de grande vocação de serviço para muitos artistas da região, onde tocam musica ao vivo, expõem seus produtos também num bazar anexo ao brecho que 10% do lucro obtido vai para a ONG. Temos uma caixinha de doação no espaço onde juntamos fundos para pagar uma professora que ensina aulas de artesanato, linguás e literatura para as crianças. Uma forma de incentivo a criarem oficios a traves da arte, seus produtos elaborados nessas aulas são expostos para venda na sede do Instituto Golden Prana.
Nosso instituto também ajuda a arrecadar diariamente doações de roupas, alimentos, dinheiro, dando apoio para ONG, que ao mesmo tempo é pareceria de outras instituçoes, e quando há necessidade elas são redistribuídas a famílias que estão precisando.
Ê com um enorme prazer que o Instituto Golden Prana convida vocês a participarem das ultimas programações do Ano, entre eles nosso famoso Brechó e Bazar Solidário de final de ano, fechando este ciclo numa corrente prospera e cheia de luz e de amor para poder assim, ajudar o Maximo de pessoas possível, na espera de um ano ainda melhor! Local Casa Perola Azul. Rua Tres Marias 131, Manguinhos
“… Sem o desenvolvimento do coração na maioria das pessoas, a paz no mundo não seria possível. É por isso que o sistema educacional deve enfatizar o desenvolvimento do coração.” Mestre Choa Kok Sui
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
Espetáculo de Circo “Acreditar”
Espaço Cultural CircoLo de Criação
Hoje é o último dia para moradores e visitantes de Búzios terem a oportunidade de assistir ao belíssimo espetáculo “Acreditar” no 2014, que encerra as atividades do ano do projeto CircoLo Social, que oferece aulas gratuitas de técnicas circenses para crianças, jovens e adultos da cidade. O espetáculo será na Praça Santos Dumont, a partir das 20h, com a participação de 210 artistas.
A escola de circo de Búzios atende, atualmente, 280 pessoas, com idade a partir de sete anos. Deste total, 65% são adolescentes entre 13 e 17 anos. Em 12 anos de fundação, a escola já atendeu cerca de 2,5 mil alunos. A administração da escola é feita por Antônio Pap e mais oito profissionais, dentre os quais, quatro professores formados pela Escola Nacional de Circo – única do tipo na América Latina - e pelo curso de Artes Cênicas da Unirio.
As aulas oferecidas ensinam técnicas de acrobacias aérea e de solo, malabares, palhaço e teatro, dentre outras, associadas a segmentos artísticos como música, dança e literatura, e são precedidas e acompanhadas por intensa preparação física e exercícios de consciência corporal. Mas também tem educação ética e filosófica que vai moldando o caráter das crianças inculcando valores positivos e importantes para o seu desenvolvimento. Os aprendizes adquirem autoestima e confiança para irem em busca dos seus sonhos.
O projeto acompanha o calendário escolar: se inicia geralmente no mês de março e termina em dezembro, com um espetáculo de encerramento. O projeto CircoLo Social consiste em uma atividade real de inclusão sociocultural através da arte-educação. Espaço Cultural CircoLo de Criação, Tel: 22 98123-4417, circolosocial@gmail.com, Estrada da Usina, 179 - Centro.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
Formação em Música na Escola Villa-Lobos de Buzios
A Escola de Música Villa-Lobos oferece os cursos de Formação Inicial em Música para crianças a partir de 7 anos e o Curso Básico de Música para alunos a partir dos 13 anos.
O Curso de Formação Inicial em Música tem duração de 4 anos e o Curso Básico de Música tem duração de 3 anos. Na Escola de Música os alunos recebem ensinamentos teóricos e práticos que vão abordar os diversos elementos da educação musical.
Aulas teóricas: Musicalização Infantil, Leitura e escrita musical, Percepção Musical, Harmonia, Estruturação Musical e Apreciação Musical.
Aulas práticas nos seguintes instrumentos: Violino, violoncelo, piano, teclado, guitarra, violão, baixo, bateria, percussão, canto, canto coral, saxofone e flauta.
As incrições vão ate 19 de Dezembro, de 9 a 17h na Rua Gravatas 149. Tel: (22) 2623-4450. Email: escolatomjobim@gmail.com
sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
Cobrança de rotativo em Búzios é suspensa
Vinte dias depois de começar a funcionar e há duas semanas da alta temporada, a cobrança de estacionamento rotativo em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, foi suspensa pela justiça nesta quarta-feira (10 Dez). O rotativo em Búzios abrangia 800 vagas. Os motoristas pagavam R$ 3 por duas horas de estacionamento. A cobrança era feita por meio de um sistema eletrônico.
A decisão foi tomada a partir de uma ação popular. Segundo o juiz Marcelo Villas, da comarca de Búzios, a lei municipal autoriza apenas a permissão para que uma empresa faça a cobrança e essa permissão seria simples e por um período reduzido, mas o sistema que estava em funcionamento era uma concessão de dez anos.
A justiça vai analisar ainda o fato de o rotativo ser feito por uma microempresa, que poderia não ter condições técnicas de fazer o serviço e quer saber se houve estudo de viabilidade que comprove a necessidade da contratação de empresa particular.
Em nota, a empresa responsável pelo serviço informou que está tomando as medidas administrativas e judiciais. "A Summer Parking comunica que, com essa ação, mais de cem famílias dos profissionais também saem prejudicadas, gerando instabilidade e preocupação. A empresa informa, ainda, que, respeitando a decisão judicial, suspendeu suas atividades - por ora - e está adotando as medidas administrativas e judiciais cabíveis", informou.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
Projeto Botinho 2015
Podem se inscrever crianças e adolescentes
Começam na próxima quarta-feira (17) as inscrições para o Projeto Botinho 2015 de Armação de Búzios, na Região dos Lagos do Rio. As aulas serão realizadas na Praia de Geribá a partir da primeira semana de janeiro. O projeto, que é realizado pelo Corpo de Bombeiros com apoio da prefeitura da cidade, tem como objetivo oferecer uma colônia de férias de caráter educativo para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos.
Quem participar terá a oportunidade de aprender noções de preservação do meio ambiente e salvamento, cuidados com o risco de afogamentos e primeiros socorros, orientações sobre condições do mar e diversas atividades esportivas. As aulas acontecerão de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h. São 200 vagas e os participantes são divididos em três turmas: Golfinho, de 7 a 11 anos; Moby Dick, de 11 a 14 anos, e Tubarão, de 15 a 17 anos.? Além de uniforme, os participantes receberão alimentação no local e transporte para deslocamento dos que moram em bairros afastados da península.
As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 23 de dezembro, na sede da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Esporte (Estrada José Bento Ribeiro Dantas, nº 845, Portal da Ferradura) e na sede do Destacamento de Bombeiros (DBM 2/18 - Rua das Flores, em Manguinhos). Para realizar a inscrição, o aluno deverá levar atestado médico, certidão de nascimento, comprovante de residência e documento de identidade do responsável.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2014
Primeiras imagens captadas por satélite são da região de Búzios
Imagens feitas pelo satélite Cbers-4 são divulgadas pelo Inpe
Equipamento deve passar por testes durante os três próximos meses. Satélite feito em parceria com a China foi lançado ao espaço no domingo (7).
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou nesta terça-feira (9) as primeiras imagens produzidas pelo satélite Cbers-4, desenvolvido em parceria brasileira com a China. O equipamento foi lançado ao espaço na madrugada do último domingo (7).
As imagens captadas são da região de Búzios – no litoral norte do Rio de Janeiro -, mas o material ainda é usado para fazer ajustes nos equipamentos. As fotos foram produzidas pela câmera MUX, que está acoplada ao Cbers-4 e é a primeira câmera para satélite inteiramente desenvolvida e produzida no Brasil.
O equipamento registra imagens no azul, verde, vermelho e infravermelho, em faixas distintas, para uso em diferentes aplicações, como o monitoramento dos setores agrícolas, florestal e no controle do meio ambiente.
O Cbers tem capacidade de 15 minutos de gravação por dia e viaja a uma velocidade de 4,2 km por segundo. Por dia, o satélite dá 14 voltas no planeta, mas as imagens da câmera só devem ser disponibilizadas e usadas para estudos após um período de testes nos próximos três meses.
As câmeras do Cbers vão enviar imagens de áreas que variam de 120 km a 860 km de extensão. As imagens possibilitarão o mapeamento de áreas agrícolas, geológicas e monitoramento de áreas de desmatamento de quase 90% do território da América do Sul e também da China. Além disso, o Inpe deve disponibilizar o material gratuitamente para alguns países da África, por meio de parcerias governamentais.
Iniciado nos anos 1980, o programa Cbers (sigla em inglês para China-Brazil Earth Resources Satellite) é coordenado no Brasil pela Agência Espacial Brasileira e desenvolvido pelo Inpe.
terça-feira, 9 de dezembro de 2014
Búzios elabora Plano Verão
Buzios melhor qualificado
Para a chegada da estação mais quente do ano, Búzios prepara um Plano Verão 2014/2015, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores, visando o aumento da renda dos buzianos, também na alta temporada, e deixar a estadia dos turistas que escolhem o balneário como destino ainda mais qualificada.
Para melhorar o fluxo na Av. José Bento Ribeiro Dantas, principal rua da cidade, a Secretaria de Ordem Pública, realizará mudanças no trânsito, onde a estratégia será o direcionamento do tráfego para a via alternativa. Um corredor para o transporte coletivo, será criado, incentivando turistas e moradores a utilizá-los para chegar mais rápido no destino, auxiliando na redução do número de veículos. Haverá ainda um aumento de 70% por dia o número de efetivos da Guarda Municipal.
É realizada também pela Guarda Municipal, a operação Cuca Fresca, que identifica com uma pulseira as crianças que chegam a Praia de Geribá, e este ano acontecerá também na Praia João Fernandes. Nesta identificação consta o nome da criança e do responsável e o telefone. É feita também uma ficha de controle, que fica com o representante da Guarda, que consta a origem da criança, o local onde está hospedada, o telefone e o nome do responsável.
A Secretaria de Turismo vai reforçar o receptivo, ampliando os postos móveis de informações turísticas, em locais estratégicos, como o Píer do Centro, com intuito de melhor atender o visitante que chega pelos transatlânticos. O horário de atendimento dos Centros de Informações Turísticas, será ampliado, e atenderá o turista de domingo a segunda-feira, das 8h às 22h, a partir do dia 26 de dezembro até o fim do carnaval.
A Setur auxiliará também na fiscalização das vendas dos passeios turísticos, garantindo o ordenamento do setor. Para facilitar a locomoção dos turistas serão instaladas as placas definitivas de sinalização turística.
As esculturas de bronze, como Brigitte Bardot, serão restauradas pela renomada e criadora das obras, a Artista Christina Motta, garantindo a quem visita o balneário boas recordações ao visitar as artes.
Todos os resíduos coletados serão encaminhados para cooperativas de reciclagens do município.
Para diminuir a ação dos ‘flanelinhas’ e organizar o estacionamento nas ruas do município, iniciou desde o dia 21 de novembro, o estacionamento rotativo, sob a denominação ‘Zona Azul’ com cobrança de R$ 3,00 por hora. Veículos com placas de Armação dos Búzios estão isentos da tarifa.
segunda-feira, 8 de dezembro de 2014
Filhote de baleia-franca é visto nadando no mar de Búzios
Espécie faz processo migratório nessa época do ano
Pescadores viram o animal, que subiu à superfície e esguichou.
Um filhote de baleia-franca foi visto nesta quinta-feira (4 de Dezembro) por pescadores no mar de Armação dos Búzios, Região dos Lagos do Rio. O animal foi visto quando veio à superfície para respirar.
De acordo com especialistas, é comum essa espécie de baleia aparecer pela costa brasileira, já que nessa época do ano, elas começam a fazer um processo migratório da Antártida para a Bahia, fugindo do frio do Hemisfério Norte para águas mais mornas.
As baleias-francas são mamíferos marinhos pertencentes à família Balenidae. Distinguem-se das outras baleias por apresentarem o corpo totalmente negro, à excepção de uma mancha branca na barriga e por apresentar verrugas (calosidades) de um amarelo desmaiado na cabeça.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
V Yoga in Buzios
Energia positiva, conhecimento, sabedoria e prática
Hoje começa o eventos anual de Yoga em Buzios, que vai ate o Domingo. Yoga in Buzios é um grande Evento que reúne trilhas, passeio de caiaque, stand up, prática de mergulho, luau com Satsanga, coreografia meditação, e principalmente muita prática de Yoga em Buzios em lugares e praias paradisíacas da península. O Evento e administrado todos os anos pela Professora de Yoga Tantra-Sámkhya Rosália Wayhs, este ano acompanhada dos professores convidados André De Rose e Vera Edler.
Rosalia, quem pratica e estuda essa filosofia prática de auto-conhecimento há mais de 15 anos, é diretora do Yoga Ways Institute: um método prático e técnico de Yoga fundamentado na cultura Sanscrita, filosofia Sámkhya e Tantrica da Índia Vedica, resgatando os andas - técnicas de yoga, praticando-os separadamente e acoplados, ordenados em combinações que potencializam a prática para uma atuação mais completa, ampla, profunda e equilibrada.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2014
O CircoLo Social apresenta espetáculo "Acreditar"
Nos dias 05 a 07 e 12 a 14 de dezembro, moradores e visitantes de Búzios terão a oportunidade de assistir ao espetáculo “Acreditar”, que encerra as atividades do ano do projeto CircoLo Social, que oferece aulas gratuitas de técnicas circenses para crianças, jovens e adultos da cidade. O espetáculo será na Praça Santos Dumont, a partir das 20h, com a participação de 210 artistas.
A escola de circo de Búzios atende, atualmente, 280 pessoas, com idade a partir de sete anos. Deste total, 65% são adolescentes entre 13 e 17 anos. Em 11 anos de fundação, a escola já atendeu cerca de 2,5 mil alunos. A administração da escola é feita por Antônio Pap e mais oito profissionais, dentre os quais, quatro professores formados pela Escola Nacional de Circo – única do tipo na América Latina - e pelo curso de Artes Cênicas da Unirio.
De acordo com o presidente Antônio Pap, a escola também vem revelando grandes talentos locais: cerca de 20 alunos fazem parte, hoje, da Profac - Programa de Formação do Artista de Circo. Com o aumento do repasse de recursos da Prefeitura, o objetivo é oferecer oportunidades a um número maior de beneficiados: “A gente brinca e diz que o circo é a arte do impossível. Então a gente implanta no aluno a superação do impossível. O impossível é só uma palavra, mas a gente passa pra eles que tem que se dedicar”, disse o presidente.
De acordo com o presidente Antônio Pap, a escola também vem revelando grandes talentos locais: cerca de 20 alunos fazem parte, hoje, da Profac - Programa de Formação do Artista de Circo. Com o aumento do repasse de recursos da Prefeitura, o objetivo é oferecer oportunidades a um número maior de beneficiados: “A gente brinca e diz que o circo é a arte do impossível. Então a gente implanta no aluno a superação do impossível. O impossível é só uma palavra, mas a gente passa pra eles que tem que se dedicar”, disse o presidente.
Projeto Verão e novas turmas – Durante a alta temporada, período em o projeto diminui o ritmo de aulas, o CircoLo Social realizará uma série de espetáculos na Praça Santos Dumont. Denominado “Projeto Verão”, o evento tem o objetivo de oferecer arte e cultura aos moradores e visitantes da cidade e, ainda, tirar os alunos da ociosidade durante as férias. Ao todo, serão nove apresentações, no verão, com horários ainda não definidos.
As aulas no projeto CircoLo Social acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h e das 16h às 18h. Os interessados em ingressar no projeto terão a oportunidade de passar por um processo seletivo no início de 2014. A expectativa é que novas vagas sejam abertas a partir de março. O CircoLo da Criação funciona na Estrada da Usina, nº 179, Centro.
terça-feira, 2 de dezembro de 2014
Feira Periurbana de Búzios começa neste final de semana
Gêneros produzidos de forma caseira
Pequenos produtores da região realizam em conjunto com a EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) a Feira Periurbana de Búzios, no dia 06 de dezembro, às 7h, na Praça da Ferradura. A feira acontecerá regularmente aos sábados, de 7h às 13h.
Serão ao todo 20 expositores que colocarão à venda em suas barracas, gêneros produzidos de forma caseira na própria cidade: verduras, legumes, frutas, doces, geleias, produtos desidratados, ovos, plantas ornamentais e artesanato com fibras, raízes e sementes.
É a primeira feira a ser realizada no Município após a emancipação. A participação da Prefeitura, dos produtores, e da Câmara dos Vereadores foi fundamental para a sua realização, que é pautada na Lei Municipal nº 1041/2014, elaborada por todos os segmentos envolvidos. As Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social colaboraram com a organização da feira.
Esta iniciativa visa a médio e longo prazo proporcionar uma alternativa de trabalho e renda a mais de 50 famílias que fazem da pequena produção agrícola um complemento de sua receita doméstica. A inauguração contará com uma roda de capoeira em comemoração ao reconhecimento desta manifestação como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Jiboia passeava tranquilamente em rua de João Fernandes
Cobra com aproximadamente um metro e meio
Uma jibóia com aproximadamente um metro e meio foi vista passeando por uma rua do bairro João Fernandes, na tarde de ontem 28/11, em Búzios. Segundo o morador que enviou a foto, Sérgio Durand, o réptil foi levada em seguida pelo Corpo de Bombeiros. Está cada dia mais comum ver animais silvestres invadindo a área urbana.
Já em Julho desse ano uma jiboia com mais de três metros de comprimento foi capturada em uma pousada na Praia Brava. De acordo com Fabricio Valladares, guarda parque do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a cobra era tão grande que foi preciso que quatro homens a segurassem. Ainda de acordo com Fabricio, a jiboia não é uma animal venenoso, mas pode causar infecção no local da mordida. O réptil foi solto em uma reserva na região. O local não pode ser divulgado para não atrair caçadores, segundo o guarda parque.
Assinar:
Postagens (Atom)