Espécie de bicho preguiça está ameaçada de extinção
Na última sexta-feira (19 Dezembro), um bicho preguiça, da espécie preguiça-de-coleira, foi resgatado na entrada da Praia das Caravelas, em Búzios. A “operação” foi realizada pelo guarda ambiental Leonardo Sandre, que contou com a ajuda de moradores da região. A preguiça-de-coleira é, dentre os gêneros do animal, a que corre mais risco de extinção.
O bicho estava em cima de um fio de tensão quando foi avistado por Sandre, que demorou cerca de 20 minutos para recuperá-lo. Após o resgate, a preguiça foi devolvida ao Parque Estadual Costa do Sol.
— Fiquei esperando ela passar para a árvore. Então subi e pedi ajuda de alguns moradores para retirar lá de cima. Na realidade estou de férias, mas não consigo deixar passar essas situações. No início da semana também resgatei um tamandua mirim — conta Sandre. O local em que a preguiça estava fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau Brasil, região de reserva de uso sustentável, o que explica a presença de postes de eletricidade. Sandre diz que, provavelmente, o animal saiu de dentro do parque e foi parar em cima de um fio de tensão.
A preguiça-de-coleira é uma espécie endêmica da Mata Atlântica brasileira e possui pelagem espessa de cor castanho-claro. O nome específico se dá devido à coleira que fica envolto ao seu pescoço. É a maior e mais pesada do gênero do animal, podendo atingir até 10kg.
Fonte: Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário