sexta-feira, 27 de março de 2015

‘Alemão Art’ traz a arte urbana em Búzios

O grafite para as telas
Artista do interior de São Paulo já conquistou o Brasil e o mundo com as cores e alegria de sua obra.
Natural de Assis, interior de São Paulo, Anderson Ferreira Lemes, conhecido como 'Alemão Art', apresentará suas obras para o público carioca, em uma exposição individual em Búzios. Com curadoria da também artista plástica Angela de Oliveira, de Itapetininga, a mostra acontecerá de 2 a 30 de abril, com entrada gratuita, no Shopping N1, na Rua das Pedras, das 10h às 22h.
A exposição contará com 25 obras do artista, mas um detalhe não vai passar despercebido: as bicicletas. Aliás, toda a inspiração de Alemão vem de uma bicicleta azul, brinquedo que ganhou quando ainda era menino. “Pinto as bicicletas por ser uma lembrança da infância. Tenho a bicicleta como liberdade e nostalgia dos melhores momentos que vivi”, conta o artista.
Até descobrir sua arte, Anderson teve que passar por diversos desafios. Desde criança tinha uma dislexia e não conseguia prestar atenção nas aulas. Foi aí que sua arte começou a surgir nas carteiras da escola. Percebendo o aluno desatento, um professor ofereceu a ele os muros para serem pintados e foi assim que ele descobriu o grafite.
Aliás, graças ao grafite ele chegou a ser confundido com vândalos pichadores, e foi detido várias vezes pela polícia. Mas pouco a pouco, Alemão foi conquistando seu espaço e a arte “marginal” passou a ser admirada e reconhecida além das fronteiras que ele conhecia. Ele não parou nos muros e resolveu estudar e se especializar. Alemão é formado em Educação Artística e Habilidades em Artes Plásticas, tornou-se professor e trabalha com arte desde 2004.
Assim, a arte que teve início nas carteiras de colégio já conquistou 85 cidades brasileiras e 25 países. Alemão teve a oportunidade de expor sua obra no museu mais famoso e respeitado do mundo, o Louvre, em Paris.
Mas agora a vez é de Búzios, no Rio de Janeiro, estado que primeiro acolheu a obra do artista. “Um dos motivos de fazer esta exposição é convidar amigos e admiradores do meu trabalho. Estou levando para este evento duas obras que participaram de exposições na Alemanha e em Paris”, conta Alemão. As cores fortes, o cenário urbano e os símbolos também são destaque da obra de Anderson. Para Angela, curadora da exposição, é um prazer trabalhar com o artista. “Alemão é muito talentoso! A energia de suas telas é algo impressionante”.
Sobre a curadora:
Angela de Oliveira mostra em suas telas pinceladas ágeis e um colorido intenso e alegre, remetendo ao universo feminino e seu entorno. Já expôs sua arte em galerias de Paris, Roma, Tuni, São Paulo, Brasília, entre outras capitais e cidades do Brasil. Como curadora de arte, por meio de sua empresa In Art, tem feito parcerias importantes e realizado exposições coletivas e individuais Brasil afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário