A escola de circo de Búzios atende, atualmente, 280 pessoas, com idade a partir de sete anos. Deste total, 65% são adolescentes entre 13 e 17 anos. Em 11 anos de fundação, a escola já atendeu cerca de 2,5 mil alunos. A administração da escola é feita por Antônio Pap e mais oito profissionais, dentre os quais, quatro professores formados pela Escola Nacional de Circo – única do tipo na América Latina - e pelo curso de Artes Cênicas da Unirio.
De acordo com o presidente Antônio Pap, a escola também vem revelando grandes talentos locais: cerca de 20 alunos fazem parte, hoje, da Profac - Programa de Formação do Artista de Circo. Com o aumento do repasse de recursos da Prefeitura, o objetivo é oferecer oportunidades a um número maior de beneficiados: “A gente brinca e diz que o circo é a arte do impossível. Então a gente implanta no aluno a superação do impossível. O impossível é só uma palavra, mas a gente passa pra eles que tem que se dedicar”, disse o presidente.
As aulas oferecidas ensinam técnicas de acrobacias aérea e de solo, malabares, palhaço e teatro, dentre outras, associadas a segmentos artísticos como música, dança e literatura, e são precedidas e acompanhadas por intensa preparação física e exercícios de consciência corporal. Mas também tem educação ética e filosófica que vai moldando o caráter das crianças inculcando valores positivos e importantes para o seu desenvolvimento. Os aprendizes adquirem autoestima e confiança para irem em busca dos seus sonhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário