sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Museu do Surf em Buzios

Acervo conta com pranchas de 1920
http://buziosturismo.com/buzios/por/noticias/home.php?Id=258
Mais de 700 pranchas garimpadas em todo o mundo, carros usados por surfistas nas décadas de 60 e 70 e filmes sobre surf e outros esportes de praia vão compor o acervo do Museu Internacional do Surf de Búzios, que será aberto à visitação até o fim do ano. O museu vai ocupar todo o segundo piso do Shopping nº 1, na entrada da Rua das Pedras, ponto mais movimentado da península.
Criado há 19 anos pelo surfista Telmo Moraes, o museu funcionou até 2012 em Cabo Frio, na Região dos Lagos, onde recebeu mais de 600 mil visitantes - no próprio museu e em exposições externas - desde a sua inauguração. Telmo busca pranchas raras em todo o mundo e tem no seu acervo a prancha do americano Jess Clark, que ficou famoso ao surfar nas ondas da praia de Mavericks, na Califórnia, considerada uma das mais perigosas do planeta, quando tinha apenas 17 anos. Vitor Ribas, natural de Cabo Frio, tem um espaço especial no museu. Ele obteve, em 1990, a melhor colocação de um brasileiro no circuito mundial de surf.
— Com as pranchas, os carros, as roupas e outros equipamentos, além dos filmes que vamos exibir diariamente, os visitantes poderão acompanhar toda a evolução do surf no mundo. Temos oito pranchas alaia, de madeira, que nos remetem ao início do surf no mundo. O acervo tem peças desde 1920, além de skates dos anos 50, as primeiras pranchas de windsurf no Brasil, entre outros atrativos — disse Telmo Moraes, que, aos 62 anos, pega ondas nas praias de Geribá, Peró e Forte.
O secretário estadual de Turismo, Cláudio Magnavita, prevê que o Museu do Surf será, depois das praias e do Forte São Matheus, em Cabo Frio, um dos destinos mais visitados na Região dos Lagos. Ele será aberto no final de dezembro, e o ingresso vai custar R$ 15.
— O surf brasileiro tem uma longa história, e o museu tem verdadeiras obras de arte que atraem a curiosidade até mesmo de quem nunca pegou uma onda. Estamos buscando apoio do Instituto Brasileiro de Museus para apoiar o projeto, e várias operadoras de turismo que trabalham com os transatlânticos já procuraram a Secretaria de Turismo de Búzios interessadas em levar turistas para o museu.
 

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Programação completa do 20 Búzios Cine Festival

Cinema é a nossa praia
Uma variada seleção de pré-estreias foi programada no Gran Cine Bardot, palco oficial do Búzios Cine Festival. Além do cinema, as praças Santos Dumont e Da Rasa oferecem ao público uma programação de grandes sucessos já exibidos nos cinemas, mas apresentados aqui de forma especial.

Programação
Quinta
Gran Cine Bardot
20h- Obra Prima
22- Sétimo
Sexta
Gran Cine Bardot
19h- Loucas pra casa
21h- Dois dias uma noite
22.30h- Whiplash
Praça Santos Dumont
20h- O menino no espelho
21.30h- Getúlio
Sábado
Gran Cine Badot
17h- Cássia
19h- Venho pra roubar
21h- A teoria de tudo
23h- Mapa para as estrelas
Praça Santos Dumont
19.30h- A Lenda de OZ
21h- Sos mulheres ao mar
22.30h- Os Miseráveis
Cine Teatro Rasa
16h- Branca de neve e os sete anoes
18h- Cinderela
Domingo
Gran Cine Badot
17h- O fio de Ariane
19h- O mistério da felicidade
20.30h- Dólares de areia
Praça Santos Dumont
19.30h- Frozen
21.30h- Amazonia
Cine Teatro Rasa
15h- O rei leao
16.30h- A pequena sereia

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

20ª Búzios Cine Festival

De 26 a 30 de novembro de 2014
O Búzios Cine Festival chega à sua 20ª edição e temos muita alegria de compartilhar e celebrar a existência dele na Cidade de Búzios. O Festival é, para nós, uma declaração de carinho e amor aos moradores, aos visitantes e àqueles que fazem os filmes acontecerem!
Uma variada seleção de pré-estreias foi programada no Gran Cine Bardot, palco oficial do Búzios Cine Festival. Além do cinema, as praças Santos Dumont e Da Rasa oferecem ao público uma programação de grandes sucessos já exibidos nos cinemas, mas apresentados aqui de forma especial.
O SHOW BÚZIOS chega na sua 13ª edição, promovendo o encontro entre exibidores e distribuidores, criando um espaço essencial para a análise e discussão dos movimentos do mercado cinematográfico no Brasil para os próximos anos.
Programação de amanha
Grand Cine Bardot
20 h- Obra Prima
22 h- Sétimo

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Equipes olímpicas marcam presença no Festival UVA

VI Festival UVA de Esportes Náuticos
http://buziosturismo.com/buzios/por/noticias/home.php?Id=255
A sexta edição do Festival UVA de Esportes Náuticos, que acontece na sede do Búzios Vela Clube neste sábado, dia 29, a partir das 10h, está repleta de novidades. Além das concorridas oficinas de esportes náuticos, oferecidas gratuitamente à comunidade, a regata competitiva terá a presença de atletas que se preparam para as Olimpíadas de 2016 e o lançamento do documentário Mar Me Quer, de Isabella Nicolas. O evento é integralmente realizado por alunos das disciplinas Gestão de Eventos Esportivos e Esporte de Aventura – Água, ministradas pelo professor e velejador Ricardo Fernandes, da Universidade Veiga de Almeida (UVA).
Nesta edição, os alunos do curso de Educação Física ministrarão aulas de barco a vela, windsurfe, stand up paddle e caiaque, no período das 10h às 13h. Além da orientação técnica, todos os equipamentos serão disponibilizados no local, gratuitamente. Mais de 60 alunos das escolas municipais Ciléia Barreto e Manuel Antônio da Costa (Mudinho) já confirmaram presença.
Competição
A competição, que ocorre no formato de festival – mais próxima da orla, possibilitando uma melhor visualização das embarcações, terá a presença de atletas nacionais, como Albert Carvalho, Felipe Beltran e Lena Ribeiro e algumas equipes olímpicas de Nacra 17, que estão treinando na península.
A regata será disputada por atletas das seguintes classes: laser, dingue, hobie cat (14 e 16), bico de proa, snipe, prancha a vela, optimist, caiaque e canoa havaiana (OC 1, OC 2 e OC6). A largada está prevista para 13h30, com duas horas de competição. A premiação, por volta das 16h, encerra a programação. As inscrições serão realizadas no dia do evento, das 10h às 13h. Não há taxa de participação.
Do mar às telas 
Antes da entrega de prêmios do Festival, o público terá a oportunidade de assistir ao filme Mar Me Quer, que conta a história das embarcações a vela no Brasil, desde a chega das naus portuguesas, alinhavada pela relação do homem com o mar, impulsionado pelo vento.

 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Bardot manda carta a festival em Búzios

"Nesta cidade eu fui mais feliz"
Reclusa e afastada do cinema desde os anos 1970, a atriz francesa Brigitte Bardot surpreendeu a produtora cultural Cintia Sod, diretora da primeira edição da Mostra Búzios-France, com uma carta escrita de próprio punho.
O festival de cinema estreante fará uma homenagem a Bardot, que também foi responsável por colocar Búzios no mapa depois de causar furor ao visitar a localidade em 1964 (então distrito de Cabo Frio), onde ficou hospedada na companhia do namorado Bob Zaguri, um playboy e produtor marroquino que viveu muitos anos no Brasil.
Carta de Bardot a BuziosAgradecendo à homenagem, Bardot escreveu: "Foi nesta pequena cidade perdida e desconhecida que eu fui mais feliz".
A Mostra Búzios-France, que começou neste sábado (22) e vai até terça, exibirá quatro longas estrelados pela atriz --"E Deus Criou a Mulher" , "O Desprezo", "Vem Dançar Comigo" e "Garota Levada"--, além de filmes franceses em pré-estreia e um documentário sobre a trajetória de Bardot. A carta vai integrar a exposição de cartazes e fotos originais de filmes estrelados por ela, que faz parte da programação da mostra.
Veja a tradução da carta de Bardot:
St. Tropez - Novembro de 2014
Viva Búzios 
Foi nesta pequena cidade perdida e desconhecida que eu fui mais feliz.
Não tinha nada, nem mesmo eletricidade --mas paisagens sublimes e selvagens, e praias desertas, praias de sonho! 'Feradura', 'Juan Fernandes'! Mas isso foi há muito tempo… Hoje Búzios mudou, como St. Tropez, e virou um balneário que está na moda, conhecido no mundo inteiro e muito badalado! Estou muito orgulhosa de inaugurar essa Mostra 2014, que exibirá 4 filmes meus. Tenho um grande amor pelo Brasil e pelos brasileiros, sou como eles, gosto de dançar, cantar, gosto do sol, do mar e mais que tudo gosto dos animais, não esqueçam disso. De longe mando todo o meu amor… 'me gusta da voce'!
 

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Escultura de Deusa Africana

Escultura de Deusa Africana foi inaugurada na Rasa
http://buziosturismo.com/buzios/por/noticias/home.php?Id=253
Ontem quinta-feira (20/11/14), feriado da Consciência Negra, uma cerimônia marcou a inauguração do monumento da Praça Quilombola, na Praia da Gorda, no bairro Rasa, em Armação dos Búzios, Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
O busto, que representa uma mulher da etnia banto, foi esculpido à mão pelo artista local Gilmário Santana, em uma pedra bruta extraída em São Pedro da Aldeia, e é um marco do ponto de desembarque do tráfico de escravos.
A escultura é primeiro monumento do projeto Museu a Céu Aberto, que demarcará a Rota da Escravatura em Búzios. Além da Praça Quilombola na Praia Gorda, serão inaugurados um monumento em José Gonçalves (outro ponto de desembarque) e marcos na Praia da Armação, com destaque para a Casa do Sino, passando pela Igreja de Sant’Anna, Praia dos Ossos, Ponta do Pai Vitório, tendo como destino final a Fazenda Campos Novos.
A criação do Museu a Céu Aberto coloca Búzios no calendário de visitação da cultura afro-brasileira. Esta iniciativa é a primeiro do Brasil a constar do "Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil", um dos projetos que a UNESCO desenvolve ao redor do mundo para o resgate e preservação do patrimônio histórico-cultural.
Para Adriano Gonçalves, Presidente da Associação dos Quilombolas da Rasa “Esse monumento para nós vai ser muito importante por que é um marco para nossa comunidade, nosso povo, a nossa gente. Vamos usar isso como atrativo turístico. Já temos a rota, para levar os turistas no monumento e no Mangue de Pedra . Agora nós poderemos levar os turistas e mostrar um pouco da nossa história, do que representa a nossa luta. O monumento é uma escultura de uma negra, uma ‘Deusa Africana’ e essa negra representa muitos dos nossos descendentes. Então essa história é muito rica. Essa é mais uma conquista nossa. É uma conquista do nosso povo!”-Disse Adriano.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Fazenda marinha na Praia Rasa

Criação de ostras e mariscos
http://buziosturismo.com/buzios/por/noticias/home.php?Id=252
Conheça o trabalho dos maricultores que cuidam da criação de ostras e mariscos com auxílio de pesquisadores e foco na produção sustentável.
As fazendas marinhas são estruturas montadas dentro do mar com o objetivo de se criar organismos marinhos como peixes, moluscos e mexilhões. Cada vez mais populares por servir como alternativa ao extrativismo, essas fazendas auxiliam maricultores do balneário de Búzios (RJ) a trabalhar de maneira mais sustentável.
A iniciativa surgiu a partir de um grupo de pesquisadores da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), que ensina a técnica e dá o suporte nas criações marinhas: — A principal finalidade é transferir tecnologia para eles, para que possam sair do extrativismo e começar realmente a criar esses organismos aquáticos — diz o biólogo e diretor de pesquisas Augusto Pereira. Ele afirma que com o crescimento da população e a conscientização da importancia de ingerir alimentos de qualidade, a aquicultura é uma das atividades que mais cresce no mercado.
O trabalho nas fazendas marinhas é de responsabilidade dos próprios pescadores, que receberam formação técnica da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) para desenvolver a atividade. A Prefeitura de Búzios promove a orientação necessária, fiscaliza e apoia o trabalho até o momento da colheita, por meio do Programa Municipal de Maricultura. A intenção é gerar uma atividade sustentável que proporcione uma alternativa de renda aos pescadores artesanais das associações, compostas por dez famílias, cada.
 
 

terça-feira, 18 de novembro de 2014

VI Festival UVA de Esportes Náuticos

Aulas de vela, remo, stand up paddle e windsurf
http://buziosturismo.com/buzios/por/noticias/home.php?Id=251
Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, sediará a sexta edição do festival UVA de Esportes Náuticos. O evento acontecerá no sábado (29), das 10h às 17h, na sede do Búzios Vela Clube, em Manguinhos. Serão oferecidas, gratuitamente, para todos os presentes, aulas de vela, remo, stand up paddle, windsurf, entre outras modalidades. E para fechar a programação, uma regata competitiva reunirá atletas e desportistas. A inscrição para a competição do festival será gratuita, porém solicita-se a entrega de 1 kg de alimento não perecível, que será doado a instituição beneficente conveniada com a Universidade Veiga de Almeida Organizado por estudantes, sob a supervisão do professor e iatista Ricardo Fernandes, eles estão desde o início do semestre, fazendo os preparativos do evento. Cada equipe tem uma missão específica e durante toda a programação serão avaliados, de acordo com os princípios vistos nas disciplinas de Metodologia de Esportes de Aventura na Água e Gestão de Eventos Esportivos.
O festival, embora competitivo, ocorrerá mais próximo da margem, proporcionando ao público uma interação maior com as modalidades apresentadas. A regata terá início por volta 13h45, e a premiação contemplará os três melhores classificados em cada categoria, divididos em geral (até 44 anos) e veterano (acima de 45 anos), tanto no iatismo e quanto SUP. Windsurf e Optimist terão apenas uma categoria, enquanto canoa havaiana será dividida por gênero e o caiaque também contemplará iniciantes, de 12 a 14 anos.
O primeiro colocado receberá troféu e medalha e os demais, medalhas de acordo com o lugar obtido. Nas modalidades com menos de três inscrições por categoria, não haverá premiação. Todos os inscritos receberão medalhas de participação e camisetas. A premiação ocorrerá por volta das 16h, marcando o encerramento do evento. O Festival UVA de Esportes Náuticos possui a chancela da Confederação Brasileira de Vela.
O evento pretende incentivar a prática esportiva e a exploração dos esportes náuticos, atividade ainda pouco praticada na região.
 
 

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Mãos à Obra

História do município de famílias tradicionais
http://buziosturismo.com/buzios/por/noticias/home.php?Id=250
O Programa Mãos à Obra II da Superintendência de Educação Ambiental relativas à gestão ambiental municipal e regional, no que diz respeito ao ordenamento pesqueiro na Região dos Lagos apoiando pescadores, adequando seus petrechos de pesca à legislação e fortalecendo as ações de preservação e gestão compartilhada do ambiente lagunar e costeiro.
No 13/11, aconteceu na Colônia de Pescadores Z-23, na Rua das Pedras a Primeira Exposição do Projeto, em Búzios. Segundo a coordenadora do projeto Diana Diógenes. é uma exposição que procura trazer e resgatar a história do município de famílias tradicionais, como objetos que os antigos moradores de Búzios usavam e utilizavam.
“Os alunos tiveram atividades em sala e com isso eles fizeram várias pesquisas. Mas, eles não puderam observar vários objetos que encontraram durante suas pesquisas. Então aqui é uma forma de terem contato com aquilo que eles não tiveram oportunidade de presenciar em sala de aula, conhecendo melhor a sua própria história. Nós estamos expondo objetos antigos como por exemplo, as esculturas do Mudinho. Mudinho foi um importante escultor na cidade. Nós temos máquina de costura antiga, caramujos, muitas peças de naufrágios de navios, ossos de baleia, objetos encontrados na praia no período colonial. O banjo do ‘João do Banjo’ que foi um senhor muito conhecido aqui na cidade, nativo, falecido a pouco tempo, com 102 anos de idade”-conta ela.
Os alunos são do projeto de educação sócio ambiental do estado chamado Mãos a Obra. Eles tiveram o primeiro período em sala de aula que foi de setembro até novembro e em outubro foi iniciado o período de campanha, nesse momento, os alunos saem da sala de aula para colocar em prática tudo aquilo que aprenderam.
“A tarefa de disseminar aquele conhecimento de ter um contato com a comunidade local e fazer cumprir sobre o seu papel de cidadão acima de tudo. Nós vamos ter em breve uma campanha contra a dengue que está dentro da programação em nossas campanhas. Nós tivemos a campanha de saúde e mar, onde fizemos umas pesquisas junto aos turistas no caso sobre doenças de pele relacionadas a ambiente de praia. Então os alunos fizeram essa pesquisa. Se eles conheciam. Quais as doenças que o turistas estavam expostos no ambiente de praia. Se eles já haviam contraído algum tipo de doença de pele”-disse.
Esse é um projeto que abrange seis municípios da Região dos Lagos, Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Araruama e Iguaba. O projeto termina agora em dezembro com a formatura dos alunos aqui na região possivelmente em São Pedro da Aldeia, que é para privilegiar a região. Cada município tem um polo e um coordenador local. Esse projeto é administrado por professores da UERJ.
A professora Lucia Martins Barbosa, que também é vice presidente da Associação Brasileira de Tecnologia, consultora de educação e palestrante falou sobre a importância do projeto.
“A importância que estou vendo nesse projeto ‘Mãos a Obra’ é justamente resgatar a cultura local. Búzios tem uma história maravilhosa. Uma história da Colônia dos pescadores em que nós é que somos os intrusos. Mas, nós ajudamos a desenvolver a cidade com o turismo, com a inflação, com a educação, com o resgate dessa cultura com a parte do folclore. Tantas coisas que Búzios tem da sua história que precisavam ser realmente resgatadas. Eu acho esse espaço maravilhoso e fundamental. Acho que ele deve ser aberto e visitado pela comunidade e pelos turistas e acho também que devem realmente expandir essa visitação por mais dias. É fundamental a importância dessa valorização desses pescadores que iniciaram tudo isso aqui que estamos vendo hoje, que é um paraíso perdido, ou melhor, era uma paraíso perdido até que a Brigitte Bardot esteve aqui, a partir daí Búzios deslanchou e a fama de Búzios virou mundial”-contou.
 

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Turismo Noturno em Buzios

http://buziosturismo.com/buzios/por/noticias/home.php?Id=249
O by night que rola no mundo inteiro agora chegou em Búzios! O Búzios Pub Crawl é um evento já mundialmente conhecido, um tour noturno que junta um grupo de pessoas levando-os a bares e boates numa atmosfera de interação com gente de todo lugar do Brasil e do mundo.
O Búzios Pub Crawl vai em vários dos melhores lugares de Búzios como Pátio Havana, Buda Beach, Salsalito, Anexo, Privilége entre outros num valor bem acessível. Imperdível experiência para você que quer conhecer gente nova e a agradável noite buziana.
Tudo de bom é estar em Búzios, escolher as inúmeras praias e ficar até o último minuto de sol curtindo os dias lindos num mar azul desse incrível balneário. E depois? O que fazer? O Búzios Pub Crawl tem a resposta! No tour by night, você poderá ir além das praias de Búzios e fazer completa a sua estadia por aqui. Levaremos você para conhecer diversos bares com diversos drinks e depois terminar nas melhores boates ou festas de Búzios.
Existem vários motivos para você fazer o Búzios Pub Crawl. Além de ter a oportunidade de conhecer a noite desse maravilhosa balneário em apenas um pacote com um valor acessível, você poderá interagir com diferentes pessoas e grupos de diversos lugares do Brasil e do mundo. Búzios oferece essa incrível experiência. Mesmo que você não beba, essa interatividade já valerá muito a pena.
Do mais, a diversão é completa se você está em busca justamente por isso. Búzios tem uma atmosfera fenomenal com as praias, as noites, os restaurantes, os bares e boates e claro, reunimos toda essa atmosfera de festa no nosso Búzios Pub Crawl com as melhores boates e festas e com os bares e pubs para que você possa curtir o nosso tour sem perder o clima quente de nossa famosa península. Contato: pubcrawlbuzios@gmail.com
 

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Encerramento da programação do aniversário de 19 anos da cidade

Hoje tem desfile cívico e grupo Bem Gosto
http://www.buziosturismo.com/buzios/por/noticias/home.php?Id=248
Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, está comemorando nesta semana seu 19º aniversário. Até hoje (12), dia do aniversário, várias atrações da música, reconhecidas nacionalmente, estarão esquentando as noites no balneário. No último fim de semana, milhares de pessoas assistiram aos shows oferecidos pela Prefeitura. No sábado, o espetáculo gospel reuniu vários talentos como Kleber Lucas e o Pastor Livingston Farias. Já no domingo o público vibrou com Diego Lacer e o animado Grupo do Bola, entre outros.
Na segunda-feira (10), bandas locais e a banda Bicho de Pé, fizeram o público dançar com vários ritmos populares. Nesta terça-feira (11), sobe ao palco o Pastor Ricardo e a banda Jamz, finalista da última edição do programa Superstar, tocando músicas consagradas de vários ritmos como Soul, R&B, e o Pop Jazz. No dia do aniversário da cidade, haverá um desfile cívico que contará com a participação das escolas, entidades civis e militares e os fuzileiros navais do Rio de Janeiro. Para o show da noite, a cidade recebe o grupo de pagode Bom Gosto e a banda local, Lance Maneiro, que irá gravar o primeiro DVD carreira.
Para fechar com chave de ouro, no dia do aniversário da cidade, traz o grupo de pagode Bom Gosto. O grupo do Rio de Janeiro vem se destacando no cenário brasileiro com as suas músicas para casais. “Patricinha do olho azul”, “Curtindo a vida” são algumas das melodias que serão tocadas pelo grupo carioca. O desfile acontecerá às 16h, na Estrada da Usina.
 
 
 
 
 

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Esporte e lazer em Buzios

Buzios oferece atividades esportivas diversas, tanto no mar, como terra e ar
Para aqueles que procuram ação e aventura encontram em Buzios atividades esportivas diversas, tanto no mar, como terra e ar. A Península dos Buzios tem um clima suave, águas claras e vida marina muito rica, onde pratica-se todo tipo de esporte marino: surf, SUP, kitesurf, caiaque, mergulho, pesca, vela, etc.
A cidade oferece aos seus visitantes um ambiente em harmonia com a natureza e a paz, mas para quem busca ação e aventura, em Buzios vai encontrar as mais diversas atividades esportivas, que vão desde trilhas em moutain bike até saltos de paraquedas ou azadelta em Tucuns.
Por seu particular aspecto geográfico, Búzios apresenta uma grande diversidade de opções de esporte e lazer. A exuberante beleza de suas praias e encostas, assim como os caminhos que levam a mirantes de magnífica paisagem e ainda a fauna e flora marinha e terrestre exerce forte atração sobre os ecoturistas.
Graças a seu visual maravilhoso, Buzios cedia muitos eventos desportivos anuais de tipo maratona e competições de vela, natação, sup, etc. Esse ano já teve o XC Run, X Terra, Aberto de Tênis. Ainda vai ter a Regata do Desafio Solar, X Travessia da Praia da Ferradura (natação), V Yoga in Búzios (Yoga aplicado a trilhas, caiaque, sup).

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Diego Lacer

No seu aniversário Buzios apresenta hoje a Diego Lacer
O cantor Diego Lacer promete abalar os corações na festa de aniversário da cidade com o seu estilo Sertanejo universitário. Não perca!
Diego Lacer é cantor sertanejo, natural do Rio de Janeiro – RJ e começou sua carreira artística aos nove anos fazendo concursos musicais, montando bandas de garagem. Depois de se apresentar em alguns festivais de música, começa a contar em bandas de baile de minas Gerais, Espírito Santo e rio de Janeiro, a partir daí começa a trabalhar com o ritmo de pagode, grava várias músicas de pagode de sua autoria e passa a viajar realizando show de pagode como Dieguinho Lacer.
Nesta Trajetória começou a se envolver com a música sertaneja, onde despertou o seu interesse pela música do campo, e com isso começou a compor para o ritmo sertanejo, tendo dois anos envolvidos neste novo ritmo compôs algumas musicas para si próprio e para outras duplas sertanejas da região.
No primeiro dia de shows (Sabado 8), em comemoração as 19 anos de Emancipação da Cidade, o Pastor Livingston Farias se apresentou junto com o cantor gospel, Kleber Lucas.
Kleber Lucas, que tem uma vasta experiência na música evangélica, com 11 CDs lançados, veio a Búzios pela segunda vez. Ele cantou seus grandes sucessos como “Deus cuida de mim”, “Aos pés da cruz”, “Vou deixar na cruz” e muitas outras.
Na quarta 12 Buzios apresentará Lance Maneiro.



sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A 1ª Mostra Búzios-France

Búzios apresenta mais de vinte produções do cinema francês
Durante quatro dias, os cinéfilos serão presenteados com produções e co-produções do cinema francês, no município de Búzios, na Região dos Lagos, onde acontece a 1ª Mostra Búzios-France, de 22 a 25 de novembro. O evento funciona como vitrine privilegiada para a promoção das relações culturais e a valorização dos laços que unem a França à cidade. E para carimbar a entrada do município no circuito mundial do cinema, a mostra estreia com a super produção “Paixões unidas”, estrelada pelo ator francês Gerard Depardieu. O filme, que fez parte da seleção oficial do Festival de Cannes 2014, retraça a história da FIFA, desde sua criação a cenas emocionantes de Copas do Mundo.
A mostra acontece seis meses depois da visita do prefeito de Búzios, André Granado, ao sul da França, quando foi recebido pelos prefeitos das cidades de St. Tropez, Cassis e Cannes. Na ocasião, Granado participou do Festival de Cinema de Cannes e encontrou pessoas importantes do mundo cinematográfico.
Além da transmissão de clássicos, a Mostra Búzios-France fará também uma homenagem à Brigitte Bardot, exibindo alguns de seus melhores filmes e trazendo uma exposição de cartazes originais desses longas, diretamente da cidade de St. Tropez.
O evento vai apresentar mais de vinte sessões gratuitas de cinema. Algumas delas serão destinadas exclusivamente aos alunos e professores da rede municipal de ensino. Os filmes serão transmitidos no Cine Bardot, no Cine-Teatro Rasa e também a céu aberto, no Hotel Insólito e na Praça Santos Dumont.
Fonte: Globo



quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Começa a temporada náutica

O Transatlântico chega a Buzios as 7 horas do Sabado
Superados os entraves que colocavam em risco a temporada do turismo náutico na costa buziana, a Cidade aguarda com ansiedade a chegada do primeiro transatlântico neste sábado as7h00.
O Imperatriz é o primeiro dos navios da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) que farão dezenas de viagens e escalas nos próximos meses, sendo 122 delas na Cidade de Armação dos Búzios.
Com 12 escalas a menos do que no ano anterior, no volume de turistas a temporada 2014/2015 não deverá decepcionar os empresários locais, uma vez que novas embarcações têm capacidade de transportar, mesmo com a diminuição de escalas, 8569 passageiros a mais. O movimento vai até o dia 25 de abril de 2015. Recuperando o que vinha sendo uma tendência de encolhimento no numero de turistas, a atual temporada náutica injeta ânimo no setor, em queda desde a temporada 2010/ 2011, quando a cidade chegou a receber 219 escalas e desembarcar 463.978 passageiros.
Este ano os desembarques estarão concentrados em grande número no cais do Porto Veleiro, localizado na Armação, o que possibilita ao turista conhecer, a pé, diversas praias, como; Ossos, Azeda, Azedinha, João Fernandes e João Fernandinho.
Búzios é o porto remoto que apresenta a maior taxa de desembarque no Brasil.
A novidade deste roteiro inaugural do Imperatriz é que ele é só de ida: batizado como ‘Rumo ao Sudeste’, os passageiros partem do Nordeste e fazem escalas em Ilhéus e Búzios, antes de desembarcarem no Porto de Santos. O navio também disponibiliza uma série de minicruzeiros de três noites, a partir de Santos, passando por Búzios e Ilhabela.
Até abril de 2015, dez navios da Abremar realizarão cerca de 240 viagens pelo litoral brasileiro, saindo principalmente de Santos (SP) e do Rio de Janeiro (RJ) e visitando quase 20 destinos nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, além dos portos de Buenos Aires (Argentina), Montevidéu e Punta del Este (Uruguai).


quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Clube da Esquina em Búzios

Wagner Tiso vai abrir em dezembro uma filial no Porto da Barra
Wagner Tiso, o grande músico e arranjador, vai abrir em dezembro, em Búzios, uma espécie de filial do Clube da Esquina. A Casa Wagner Jazz Club e a Casa Wagner Clube da Esquina, no Porto da Barra, serão inauguradas com um show de Tiso e Milton Nascimento. A primeira será um espaço para shows, com 150 lugares, e a segunda, restaurante e choperia. Nas paredes, fotos dos dois amigos quando jovens lembram a época em que ao lado de Lô, Márcio e Marilton Borges, eles formavam o Clube da Esquina. “As fotos vão evoluindo, mostrando outros parceiros que entraram para o clube” , conta Tiso. A turma se encontrava na esquina das ruas Paraisópolis e Divinópolis, em Belo Horizonte, e daí nasceu o nome. No futuro, o lugar vai ganhar escultura de Wagner e Milton na porta.
Tudo começou em 1963, em Belo Horizonte. O cantor, compositor e instrumentista Milton Nascimento tinha acabado de chegar de Três Pontas, onde tocava na banda W’s Boys com o pianista Wagner Tiso, e foi morar numa pensão no Edifício Levy, na cinzenta Avenida Amazonas, no centro da cidade. Lá, em outro apartamento, viviam os irmãos Borges – doze ao todo. No começo, Milton se enturmou com mais velho deles, Marilton, com quem foi tocar no grupo Evolussamba. Logo, estaria fazendo amizade também com Márcio e com o pequeno Lô, de apenas dez anos de idade, que desceu certa vez as escadas do prédio para ver de quem era aquela voz e aquele violão que o encantavam.
Faltava apenas batizar essa reunião de músicos. Um dia, na esquina da Rua Divinópolis com a Rua Paraisópolis, no bucólico bairro de Santa Teresa, Milton e os irmãos Borges fundaram o Clube da Esquina, irmandade unida no interesse por música, política, amizade e uma cachacinha das boas. O nome foi idéia de Márcio que, sempre ao ouvir a mãe, Dona Maria, perguntar por onde andavam os meninos Borges, dizia: "Claro que lá na esquina, cantando e tocando violão". Em comum entre os integrantes, a origem de classe média, o grande interesse por assuntos culturais e políticos e a disposição de privilegiar os temas sociais em detrimento do amor nas letras.


terça-feira, 4 de novembro de 2014

19º aniversário de Armação dos Buzios

Shows começam no dia 8
A Prefeitura de Búzios, na Região dos Lagos, anunciou na manhã desta segunda-feira (3) a programação do aniversário de 19 anos da cidade, comemorado em 12 de novembro. Entre os dias 8 e 12 de novembro terá shows, no Campo da SEB, de renomados nomes da música nacional. Os moradores também vão poder acompanhar o desfile cívico com participação das escolas municipais, Banda do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Fuzileiros Navais e bandas convidadas de outras cidades. O desfile que acontecia pela manhã, neste ano, acontecerá no dia 12, às 16h, na Estrada da Usina.
No primeiro dia de shows, o Pastor Livingston Farias se apresenta junto com o consagrado cantor gospel, Kleber Lucas. Kleber Lucas, que tem uma vasta experiência na música evangélica, com 11 CDs lançados, vem a Búzios para tocar os seus grandes sucessos como “Deus cuida de mim”, “Aos pés da cruz”, “Vou deixar na cruz” e muitas outras.
Os grupos Grupo do Bola, Bicho de Pé e Jamz, são bandas que se destacaram no programa Superstar, da Rede Globo. O Grupo do Bola se apresenta no segundo dia de shows e tem um repertório eclético, tocando um pouco de Soul, Black Music, Reggae, Hip Hop, Rock, Pop e Samba. Já a banda Bicho de Pé, que tocará no terceiro dia das festividades, traz para o público, sucessos do forró, para quem gosta de um bom arrasta pé. A banda Jamz, finalista da última edição do programa Superstar, se destaca tocando músicas consagradas de vários ritmos como Soul, R&B, e o Pop Jazz. Todos os seus integrantes são jovens músicos que atuam na cena musical brasileira, acompanhando diversos artistas e fazem shows por todo o país, em diferentes projetos.
Para fechar com chave de ouro, no dia do aniversário da cidade, a Prefeitura traz o grupo de pagode Bom Gosto. O grupo do Rio de Janeiro vem se destacando no cenário brasileiro com as suas músicas para casais. “Patricinha do olho azul”, “Curtindo a vida” são algumas das melodias que serão tocadas pelo grupo carioca.
Confira a programação de aniversário:
08/11 - Pr. Livingston Farias e Kleber Lucas – 18h
09/11 - Grupo do Bola – 18h
10/11 - Bicho de Pé – 18h
11/11 – Jamz – 18h
12/11 - Desfile Cívico – 16h
12/11 - Grupo Bom Gosto – 20h 


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Filmes franceses em Búzios

Mostra de filmes franceses e cartazes com Brigitte Bardot
Búzios vai ganhar no final do mês um festival de cinema francês, a 1ª Mostra Búzios France. Além da exibição de filmes, com sessões gratuitas, também terá exposição de cartazes originais de longas com Brigitte Bardot no elenco, entre eles “E Deus criou a mulher”, de 1956, veja acima. Brigitte, você deve estar torto de saber, se encantou pela cidade em 1964 e divulgou suas belezas pelo mundo afora. Uma estátua em homenagem à atriz é um dos pontos turísticos da península.
Claude Maniscalco, Diretor do Office de Tourisme de St. Tropez, acredita que existe um grande potencial para que as duas cidades trabalhem juntas. O objetivo dessa colaboração é ajudar a divulgar a cidade de Búzios na França, servindo-se do prestígio de St. Tropez.
Prefeito de Búzios foi recebido pela Prefeita da cidade de Cassis, Danielle Milon, os dois prefeitos conversaram sobre as características comuns de suas cidades, onde o Turismo, principalmente no verão, é a atividade predominante. Cassis é conhecida mundialmente por seu vinho e suas belezas naturais. Com apenas oito mil habitantes, a cidade recebe até 40 mil turistas por dia na alta temporada. A prefeita explicou todo o seu planejamento para essa época do ano, por exemplo, como controlam o trânsito de acesso à cidade, a preservação do meio ambiente, etc. A prefeita é uma amante das artes e já foi secretária de Cultura antes de ser eleita. "A sua visita agregaria muito valor ao nosso evento cultural, pois sua presença também permitiria uma grande repercussão do nosso festival", afirmou o prefeito.