quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Clube da Esquina em Búzios

Wagner Tiso vai abrir em dezembro uma filial no Porto da Barra
Wagner Tiso, o grande músico e arranjador, vai abrir em dezembro, em Búzios, uma espécie de filial do Clube da Esquina. A Casa Wagner Jazz Club e a Casa Wagner Clube da Esquina, no Porto da Barra, serão inauguradas com um show de Tiso e Milton Nascimento. A primeira será um espaço para shows, com 150 lugares, e a segunda, restaurante e choperia. Nas paredes, fotos dos dois amigos quando jovens lembram a época em que ao lado de Lô, Márcio e Marilton Borges, eles formavam o Clube da Esquina. “As fotos vão evoluindo, mostrando outros parceiros que entraram para o clube” , conta Tiso. A turma se encontrava na esquina das ruas Paraisópolis e Divinópolis, em Belo Horizonte, e daí nasceu o nome. No futuro, o lugar vai ganhar escultura de Wagner e Milton na porta.
Tudo começou em 1963, em Belo Horizonte. O cantor, compositor e instrumentista Milton Nascimento tinha acabado de chegar de Três Pontas, onde tocava na banda W’s Boys com o pianista Wagner Tiso, e foi morar numa pensão no Edifício Levy, na cinzenta Avenida Amazonas, no centro da cidade. Lá, em outro apartamento, viviam os irmãos Borges – doze ao todo. No começo, Milton se enturmou com mais velho deles, Marilton, com quem foi tocar no grupo Evolussamba. Logo, estaria fazendo amizade também com Márcio e com o pequeno Lô, de apenas dez anos de idade, que desceu certa vez as escadas do prédio para ver de quem era aquela voz e aquele violão que o encantavam.
Faltava apenas batizar essa reunião de músicos. Um dia, na esquina da Rua Divinópolis com a Rua Paraisópolis, no bucólico bairro de Santa Teresa, Milton e os irmãos Borges fundaram o Clube da Esquina, irmandade unida no interesse por música, política, amizade e uma cachacinha das boas. O nome foi idéia de Márcio que, sempre ao ouvir a mãe, Dona Maria, perguntar por onde andavam os meninos Borges, dizia: "Claro que lá na esquina, cantando e tocando violão". Em comum entre os integrantes, a origem de classe média, o grande interesse por assuntos culturais e políticos e a disposição de privilegiar os temas sociais em detrimento do amor nas letras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário