Criação de ostras e mariscos
Conheça o trabalho dos maricultores que cuidam da criação de ostras e mariscos com auxílio de pesquisadores e foco na produção sustentável.
As fazendas marinhas são estruturas montadas dentro do mar com o objetivo de se criar organismos marinhos como peixes, moluscos e mexilhões. Cada vez mais populares por servir como alternativa ao extrativismo, essas fazendas auxiliam maricultores do balneário de Búzios (RJ) a trabalhar de maneira mais sustentável.
A iniciativa surgiu a partir de um grupo de pesquisadores da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), que ensina a técnica e dá o suporte nas criações marinhas: — A principal finalidade é transferir tecnologia para eles, para que possam sair do extrativismo e começar realmente a criar esses organismos aquáticos — diz o biólogo e diretor de pesquisas Augusto Pereira. Ele afirma que com o crescimento da população e a conscientização da importancia de ingerir alimentos de qualidade, a aquicultura é uma das atividades que mais cresce no mercado.
O trabalho nas fazendas marinhas é de responsabilidade dos próprios pescadores, que receberam formação técnica da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) para desenvolver a atividade. A Prefeitura de Búzios promove a orientação necessária, fiscaliza e apoia o trabalho até o momento da colheita, por meio do Programa Municipal de Maricultura. A intenção é gerar uma atividade sustentável que proporcione uma alternativa de renda aos pescadores artesanais das associações, compostas por dez famílias, cada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário