Agências vendem viagens mais baratas do que no mesmo período de 2013
Apesar da estimativa do governo da chegada de até 600 mil turistas estrangeiros no país por causa da Copa, o setor de turismo relata menor procura do brasileiro por viagens no período - eles preferem ficar em casa para assistir aos jogos. Para tentar mudar a situação, descontos em pacotes de viagem chegam a 50% sobre o preço inicial. As agências também vendem viagens mais baratas do que no mesmo período de 2013. Há promoções inclusive para as cidades-sede, desde que não seja no dia específico dos jogos.
O setor de hotelaria afirma que não há, na média, superlotação em hotéis. Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) aponta para a ocupação média geral nas cidades-sede 68%, disse o presidente da entidade Enrico Ferm. De acordo com dados da Abih, por exemplo, a taxa é de 60% em São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte (na capital paulista há queda durante a Copa pela transferências de eventos corporativos para o início e fim do ano), e chega a 90% no Rio de Janeiro, 95% em Fortaleza e de 85% a até 100% (para os dias de jogos) em Cuiabá.
A taxa geral ficou dentro da ocupação média de outros anos para julho, que costuma ser de 68% a 72%, afirmou Fermi. O motivo da “estabilidade” é que, apesar da Copa, houve queda da demanda interna. De acordo com ele, a associação já previa o cenário. “O turismo interno nesse período é historicamente mais baixo. Houve queda em outros anos de Copa. O brasileiro não viaja durante a Copa, mesmo quando não é no Brasil”, explicou. Na opinião dele, o investimento da compra de uma TV nova para assistir aos jogos também inviabiliza gastar com viagens.
Na tentativa de reverter a situação, a operadora diz oferecer descontos inclusive para cidades sede (desde fora dos dias de jogo), com preços acessíveis e descontos que podem chegar a quase 40%. O motivo do desconto é que a hotelaria e as companhias aéreas estão baixando os preços, o que tem impactado os custos dos pacotes de viagens pelo Brasil, disse.
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