Saci recebe consagração pública e Búzios fica mais cosmopolita
Os Diretores da Fundação Rio Branco e ALAB, realizadores do III SACI, com apoio da Prefeitura de Búzios através secretaria municipal de Turismo, comemoraram junto ao público o grande sucesso da III Semana de Artes que fez a Cidade transpirar cultura. O evento reuniu mais 5.000 pessoas entre os dias 21 e 25 de maio, na praça Santos Dumont, com a participação de visitantes e moradores de diferentes nacionalidades.
Agradecimentos e elogios não faltaram às autoridades argentinas, o Consul Adjunto Sebastian D’Alessio e o Consul Adjunto Alana Lomonaco, ambos do Consulado Geral da República da Argentina do Rio de Janeiro, que em nome do Cônsul Geral Marcelo Bertoldi recebeu o Troféu SACI 2014 em homenagem a Pátria Argentina. O terceiro agradecimento oficial Argentino foi feito ao presidente da Academia de Letras e Artes Buziana (ALAB) José Gonzaga de Souza. Os acadêmicos argentinos Hugo Rovello, Maria del Valle e Thomas Sastre também receberam o Troféu SACI 2014.
A mídia nacional e regional registrou importantes momentos da III edição do SACI, que teve a participação especial de Drika Nogueira, representando secretaria de Tursimo, e de Fabian Moran e Luciana Fajardo, da Produtora Design News. Foram mais de 70 escritores e 200 obras representando os estados brasileiros todos os dias do evento, lançando e relançando seus livros em noites de autógrafo. Um magnífico intercâmbio cultural.
O centro da Cidade transformou-se em ponto de encontro de mais de 80 artistas plásticos e do público que vivenciou cinco dias de muita elevação cultural. Christina Motta, Ivone R, Flory Menezes, Argina Seixas, Vera Verne, Regina March, Ana Sopeña, Leila Rodrigues, Marcelo Fontes, Charles Ivan, Eduardo Pieretti, German Tucat, Gustavo Farias, Grupo “Espaço Flor & Ser Cultural”, a Designer Sustentável Cacau Agostini marcaram presença. Os artistas Augustine Kawoh (Nigéria) e Maria del Valle (Argentina), que vieram diretamente de seus países para mostrar seus talentos fizeram um grande sucesso.
- É muito importante termos eventos em Búzios, com a peculiaridade cultural do SACI, que estimulam o turismo e fomentam a economia da nossa cidade, além de colocar a cultura ao alcance de todos e atrair um turismo de qualidade para Búzios - disse o secretário de Turismo, José Márcio, representando o Prefeito André Granado.
Academia Adriano Labis, Núcleo de Dança Odília Cuiabano, Núcleo de dança de Salão Allan Lobato, Grupo cigano Luna Khali, Circolo de Criação, Filarmônica Rio Branco, Buzicos, Clube do Choro de Búzios e muitos outros artistas abrilhantaram a festa com espetaculares apresentações, arrancando aplausos do público que lotou o espaço. O III SACI foi marcado também por solenidades importantes como a posse de novos acadêmicos da ALAB e a nomeação de Embaixadores Culturais, entrega do Troféu SACI 2014 a personalidades ligadas às artes, literatura e cultura em geral, premiação com o Troféu 70 anos a mais de 80 artistas e escritores, além do Sarau com escritores e Feira Literária ALAB.
José Gonzaga de Souza, presidente da ALAB e Fundação Rio Branco foram amplamente parabenizados pelo empreendedorismo cultural que se torna exemplo para todo o país. A realização do III SACI foi mais uma vitória, apesar da grande dificuldade que é produzir um evento deste porte, 100% cultural. – Isso só foi possível graças à ajuda incondicional dos Acadêmicos Dyandreia Portugal, Joel Figueiredo, Victor Alex, Clóvis da Silva, Beth Braga e Soraia Simbera Gonzaga, que colocaram o III SACI na praça e com a equipe da Rede Mídia, Miroslav Raven, Emanuel Victor, Henrique Nunes, José Carlos e Tarsísio Braga, 24 horas no ar, através da TV E Rádio Búzios e do Jornal Sem Fronteiras – declarou José Gonzaga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário