sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Regata do Desafio Solar

Búzios realiza Prova náutica apenas com barcos movidos a energia solar
A cidade de Búzios, no Rio de Janeiro, recebe entre os dias 12 e 16 de novembro, o Desafio Solar. A regata, que chega à 6ª edição em 2014, conta com embarcações movidas a energia solar e que foram projetadas por mais de 300 estudantes universitários, divididos em 23 equipes. A ideia da prova, que terá representantes de sete estados brasileiros, é estimular o uso de fontes limpas de energia e divulgar o potencial dessa tecnologia, já que os barcos não causam poluição. Professor do departamento de engenharia naval da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alexandre Alho explica como funcionam os modelos náuticos.
- Tudo se inicia com a luz solar, que incide na placa. Na placa, começa uma fenômeno fotovoltáico onde a energia solar é transformada em corrente elétrica. A energia é utilizada para carregar a bateria. Então, na verdade, a energia solar é armazenada na forma de energia elétrica na bateria. A energia elétrica da bateria ,então, aciona o motor elétrico que, por sua vez, aciona a hélice, que propele a embarcação - disse o professor.
Experiente nesse tipo de competição, a equipe da UFRJ disputou a versão européia da regata, disputada na Holanda, em 2008. Por isso, o professor Alexandre Alho não se preocupa se o tempo em Búzios não colaborar para a captação da energia solar.
- Na última competição na Holanda, durante uns três dias, choveu o dia inteiro e os barcos andaram. Só que a quantidade de energia que a gente consegue captar da luz solar é muito menor - lembrou o docente, que explicou que, antes da regata, as embarcações partem com a bateria cheia e que a estratégia é captar a maior quantidade possível de energia durante a prova.
Para o organizador da regata de Búzios, o importante é a aplicação dos conceitos teóricos recebidos nas salas de aula das universidades em projetos viáveis de uso de energias renováveis.
- Esses barcos são construídos pelos alunos, então, tem uma semente muito forte da educação, do esporte, no uso e na aplicação das energias renováveis - comentou Weules Correia.


quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Tartarugas voltam a povoar o mar de Búzios

Protegidas por lei federal nos dias de hoje
Leis rígidas, fiscalização intensa e campanhas permanentes de sensibilização e educação ambiental informando usuários de praias, moradores, empresários, pescadores e turistas sobre a importância da colaboração de todos para que as tartarugas marinhas possam dar continuidade ao seu ciclo de vida, parece estar dando certo. Pelo menos em Búzios, onde dezenas delas já podem ser observadas o ano inteiro.
Nas praias de Geribá, Ferradura e Manguinhos é comum vê-las aos montes flutuando ou mergulhando ao sabor das marés, mas é na Armação mais do que em qualquer outra praia que essas tartarugas se concentram, provavelmente em busca do alimento que a movimentação diária de carga e descarga dos barcos pesqueiros propicia.
- Nos últimos três anos, todos os dias, 16 tartarugas adultas vêm aqui a procura de comida, das 8h as 15h, depois elas somem, vão para outro lugar. Antigamente não tínhamos tanta tartaruga na Costa como agora porque a captura era permitida. Outro motivo é que elas se alimentam de algas, limo e água viva, cada vez mais escassos na região, e como esse é um local de pesca, aqui elas sempre encontram restos de peixes. Muita gente diz que os pescadores de Búzios continuam matando as tartarugas para comer, mas isso não é verdade. Comer peixe morto tornou a carne da tartaruga tóxica. Há pouco tempo fizeram biopsia em uma e constataram que a gordura delas que era verde agora é vermelha e amarelada, por causa dessa mudança alimentar – conta Betinho, da Câmara de gelo.
- O fato de ser crime inafiançável e poder resultar em até cinco anos de cadeia para quem for pego matando tartaruga foi o que coibiu essa prática entre os pescadores. Depois do óleo proveniente das grandes embarcações, é com a ação de redes de pesca que elas sofrem mais. Segundo as pesquisas, cerca de 70% das tartarugas que são recolhidas estão com avarias nas nadadeiras causadas por cordas ou redes. Outro causa das mortes é que elas confundem o lixo deixado no mar e os dejetos com a alimentação natural e acabam ficando doentes ou sendo levadas à óbito por ingerir materiais diversos, inclusive plásticos, que ficam alojados no estômago ou aparelho respiratório dos animais, - explica a professora de biologia Lizandra Couto.
- Mergulho em Búzios com frequência. Atualmente é possível ver tartarugas em todas as praias do município, apesar de uma grande parte delas serem mortas por redes de espera e de arrasto. Protegidas por lei federal nos dias de hoje, elas são muito mais abundantes do que eram tempos atrás. O problema das redes de pesca é que elas matam todos os tipos de animais, mesmo os protegidos por lei, em risco de extinção. Deveria haver uma penalidade mais severa para esse tipo de crime, ou proibir de uma vez todo o tipo de rede nas regiões costeiras – diz o professor de educação física e mergulhador Gerhard Walter.
Observação de tartarugas vira projeto turístico em Ubatuba
No mês passado, o Projeto Tamar em Ubatuba-SP, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, realizou um curso direcionado aos guias de turismo e monitores ambientais credenciados no município com o objetivo de fornecer subsídios técnicos para aprimorar a atuação destes profissionais, buscando valorizar a significativa presença de tartarugas nas praias e costões rochosos de Ubatuba. O 1º Curso de Observação de Tartarugas Marinhas teve três aulas teóricas e foram abordados temas como o turismo de observação de fauna no Brasil, a observação turística de tartarugas realizada em outros países, a biologia das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil (todas ameaçadas de extinção). Após a capacitação a cidade passou a oferecer o serviço aos turistas que visitam a região. Devido a grande procura e aos ótimos resultados desta primeira edição novos cursos já estão sendo organizados.

Fonte: Jornal Primeira Hora

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

VI XC RUN Buzios

Maratona Cross Country
No próximo sábado, dia 01, Búzios recebe mais um grande evento esportivo que promete reunir mais de dois mil atletas, oriundos de várias partes do país. Será o XC Run Búzios – também chamada de Maratona Cross Country – que, com um percurso circular de 42 km, contemplará os participantes com um roteiro de belas praias e trilhas, as quais já são consideradas as mais bonitas do Brasil para esportes de aventura.
Incluindo, ainda, uma etapa XC Kids (para crianças de 1 a 12 anos, com percursos de 50 m a 1 km), a competição premiará, com medalhas e troféus, os melhores colocados das categorias feminina, masculina e mista nas modalidades solo (42 km), dupla (2×21 km) e quarteto (4×10,5 km).
Com largada e chegada na Rua das Pedras, a prova é organizada pelos atletas Bernardo Tillmann e Suyanne Lourenço e, na 6ª edição, chega com novidades. O atleta escolhe se vai encarar os 42km sozinho, ou em revezamento, em duplas ou quartetos. “Foi à forma que encontramos para reunirmos todos os níveis de condicionamento em uma mesma prova, até crianças, já que criamos a XC Kids!” Diz Suyanne.
A prova de Búzios circula o balneário, largada e chegada são na Rua das Pedras. Trecho plano, mas bem irregular. Em seguida, o corredor vai se deparar com várias subidas de paralelepípedo, trilhas estreitas para passagem de um atleta de cada vez (single tracks), praias, pastos e estradas de terra.
Serviço – XC Run Búzios – 6ª Maratona Cross Country de Búzios Data: Sábado, 1 de Novembro de 2014

Sexta-feira – 31/10
15h às 23h – Retirada de kits
20h – Congresso Técnico


Sábado – 01/117h – Largada dos adultos (Rua das Pedras)16h – Largada corrida Kids
17h – Cerimônia de Premiação (Rua das Pedras).


Veja mais notícias e eventos em Buzios

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Congresso reúne 800 médicos em Armação dos Búzios

Evento movimentou fim de semana das eleições no balneário
Pela segunda vez em uma semana, o turismo de negócios e convenções mostrou sua força em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, aquecendo economicamente a cidade em um fim de semana que seria considerado fraco turisticamente por conta das eleições. Teve início na última quinta (23), e foi até sábado (25), o 11º Congresso Fluminense de Cardiologia, evento organizado pela Sociedade de Cardiologistas do Estado do Rio de Janeiro, a SOCERJ, com o apoio do Búzios Convention & Vistors Bureau (BCVB).
Segundo a organização do evento, foram cerca de 800 participantes. Os inscritos eram, na maioria, médicos vindos do interior do estado, que participaram do evento que trouxe especialistas e pesquisadores da área de cardiologia com o objetivo de atualizar os profissionais.
Denise Lopes, representante da empresa responsável pela organização do evento, conta que Búzios foi escolhido por ser um dos poucos municípios do interior que tem um hotel com estrutura para abrigar um congresso como esse. Além disso, os participantes preferem a cidade para, inclusive, trazer suas famílias, que também se hospedam na cidade.
Um dia antes havia acontecido o Congresso Brasileiro de Imunologia, que teve 860 participantes. O município está vendo esses congressos com muito bons olhos pela alta movimentação econômica no balneário em um período ainda considerado de baixa temporada. Além do hotel que sedia o evento, outras pousadas estão recebendo os participantes como hóspedes, e restaurantes e o comércio em geral sentiram positivamente o impacto de mais um congresso na cidade.
O médico carioca, Dr. Jorge Filho, cardiologista, que veio para o evento junto com sua esposa, elogiou o alto nível das apresentações realizadas e assume que pesa muito na hora de vir participar por ser sediado em Búzios, uma cidade que ele afirma ser a ideal para um congresso como esse.


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Búzios é representado em Feira Internacional de Turismo na Argentina

Profissionais e turistas conhecerão os atrativos da cidade
Armação dos Búzios, município da Região dos Lagos do Rio, está sendo representado na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT 2014), desde o Sábado pasado (25) ate o dia 28. O evento acontece em Buenos Aires, na Argentina e apresenta à profissionais da área e ao público atrações turísticas das mais variadas. A cidade está sendo representada pela Secretaria de Turismo local e pela associação turística Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB).
No estande serão apresentadas as 23 praias paradisíacas do balneário, além dos famosos pontos turísticos e eventos que atraem os turistas para Búzios. O objetivo é apresentar a cidade em meios internacionais e garantir a presença dos turistas durante todo o ano, diminuindo a sazonalidade.
O evento é promovido pela Associação Argentina de Agências de Viagens e Turismo, pela Associação de Agências de Buenos Aires e Férias Argentinas S.A. A FIT acontecerá no Centro de Convenções da La Rural até o dia 28 deste mês.
FIT es la reunión de negocios más esperada por el turismo mundial en Latinoamérica; anualmente La Rural, Predio Ferial de Buenos Aires, abre sus puertas a más de 1700 expositores de 45 países con el mismo objetivo: la imparable expansión de la industria turística en el mundo.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Búzios se prepara para o início da temporada de transatlânticos

São esperados cerca de 200 mil turistas chegando pelo mar
Armação dos Búzios espera, a partir do próximo dia 8, o primeiro transatlântico a atracar na cidade para a alta temporada. No ano passado, 117 escalas foram feitas no Balneário, trazendo turistas do mundo todo. Cada transatlântico traz cerca de 3 mil passageiros. A média de consumo por pessoa que desembarca na cidade é de 100 reais durante o período de visitação. A expectativa para o período é grande e empresários já se preparam para receber os visitantes.
Comerciantes investem em infraestrutura e funcionários para o período, que costuma trazer lucros equivalentes ao registrado durante todo o ano. De acordo a Associação Comercial de Búzios, os turistas que desembarcam dos transatlânticos consomem todo tipo de produtos, além de comerem em restaurantes e fazerem passeios de escuna pelas praias da cidade.
Salviano Martins, presidente da Associação Comercial da cidade, explicou o momento. "Tivemos cursos de barman e manipulação de alimentos. É essa capacitação que aumenta o diferencial dos serviços de Búzios oferecidos aos turistas."
De acordo com a Secretaria de Turismo, são esperados 400 mil turistas, 200 mil chegando pelo mar. A temporada de transatlânticos vai até o dia 5 de abril. Búzios é o sexto destino turístico mais visitado no Brasil e o Balneário será uma das 15 cidades que receberão navios das cinco companhias que atuam regularmente no país.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Turismo de negócios aquece economia de Búzios

Cidade recebe convenções de diversos setores profissionais
O último final de semana surpreendeu os comerciantes de Búzios. O número de turistas ultrapassou as expectativas e movimentou a economia da cidade. Dois fatores foram determinantes para esse êxito econômico ligado ao turismo. Uma das razões foi o feriado prolongado no estado de Minas Gerais, a chamada "Semana do Saco Cheio", período em que o turista mineiro costuma emendar feriado e recesso escolar para visitar as praias do litoral fluminense. No entanto, esse fluxo é divido com os outros municípios da Região dos Lagos, como Cabo Frio e Arraial do Cabo.
O segundo fator, mais concreto, de alta movimentação econômica deste final de semana, está ligado ao turismo de negócios e convenções que está dando resultados ao município. Durante o final de semana, o Hotel Atlântico Búzios recebeu o Congresso Brasileiro de Imunologia, que trouxe para o município cerca de 850 pessoas distribuídas entre os hotéis e pousadas.
Associações da cidade têm desenvolvido projetos com o objetivo de gerar demanda de turismo de negócios e convenções. O empresário Luis Guedes, presidente da instituição Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB) conta sobre a proposta da empresa: "O Convention vem batalhando há algum tempo, através de ações de divulgação, inclusive no estado de São Paulo, de ter Búzios como uma alternativa para a realização de grandes eventos. Os frutos já começaram a ser colhidos. O que se viu nesse último final de semana é o retorno econômico deste turismo para a cidade. Estes profissionais estão hospedados nos hotéis associados ao Convention e, como a demanda é grande, enviamos até para os não associados. Além do consumo em restaurantes, bares, passeios até a aquisição de souvenires".
Fonte O Globo


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Crianças de Búzios brilham no Jiu Jitsu

No último domingo dia 19 de outubro, atletas de Búzios despontaram representando o balneário no Brazilian Cup Pró de Jiu Jitsu realizado no Ginásio Juquinha em Macaé-RJ.
A equipe formada por atletas de projetos sociais levou 11 atletas, conseguindo uma marca de 6 medalhas de ouro e 04 de prata. Despontaram neste evento as crianças, onde os atletas Hyago Félix (10), Bernardo Magalhaes(8) e Jaci Neto(12) levaram medalha de ouro vencendo todas as suas lutas por finalização. A equipe foi originada de atletas de projetos sociais onde treinam sem nenhum custo, tendo acesso ao esporte e à disciplina.
Otto Vieira, faixa preta que ministra aulas no Búzios Esporte Clubeem Manguinho, destaca a importância do jiu jitsu quando levado a sério.
“Molda o caráter dos jovens, ensinando disciplina e educação, além de ocupar o tempo ocioso evitando que as crianças se desviem para outros caminhos. Os projetos são coordenados pelo Professor Marco Chuck que ensina em Búzios a mais de 15 anos e mantém núcleos em Manguinho no Búzios Esporte Clube, no Mangue/centro na Igreja Metodista Central, em Manguinho na Igreja Metodista e na Vila Verde/Rasa, lembrando que as aulas são de graça, bastando apenas estar frequentando escola regular e realizar a inscrição apresentando autorização dos pais e atestado médico”-disse Otto.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Pedala, criançada!

Mais um passeio promovido pela Associação de Ciclistas “Pedala Búzios”
“Pedala, criançada!” acontece, com muita bicicleta e sorteio de brindes. Foi realizado no domingo, o “Pedala, criançada!”, mais um passeio promovido pela Associação de Ciclistas “Pedala Búzios”, em campanha permanente pelo incentivo ao uso da bicicleta e implantação de ciclovias.
Desta vez, a Associação homenageou professores e crianças, com o slogan: “Criança e Professor: pedalando, no presente, por um futuro melhor”. Apesar de muitos terem esquecido a chegada do horário de verão, o que atrasou a saída do Pórtico, em 1 hora, o passeio correu tranquilo, com ciclistas animados e muitas crianças. Novidades aconteceram neste passeio e para Cristina Paramita, Presidente do Pedala, Búzios, elas foram fundamentais para abrilhantar o evento. “Resolvemos contratar um carro de som, para divulgar as ideias da Associação e também nossos apoiadores que foram muitos, desta vez. Esperamos contar, cada vez mais, com eles e Ficamos imensamente agradecidos” – diz a Presidente.
A Associação conquistou o comércio local, que doou dezenas de brindes, sorteados na Praça Santos Dumont, o que fez a alegria da garotada e dos marmanjos também. Outra novidade que emocionou os presentes foi a doação de uma bicicleta recauchutadíssima para o adolescente Marcos Paulo, que vende sacolé, numa bicicleta, aos finais de semana. O presente foi do Sr. Julio Costa, um ciclista de 80 anos, que participa da Associação e de todos os eventos. Um exemplo!
“Queremos que a bicicleta seja incluída em todas as formas de planejamento na malha viária da cidade, representando uma boa alternativa de deslocamento e contribuindo para uma mobilidade sustentável” - afirma Cristina Paramita. Por isso, a próxima pedalada já está agendada para o dia 07 de dezembro, a última deste ano.

“Mais uma vez, agradecemos à Prefeitura de Búzios, pelo apoio, com a infraestrutura, além das empresas que tornaram esse evento especial. São elas, Sheik Surf in Búzios (Alfredo Razuk), Restaurante Buzin, Telma acessórios, Atacado Sol de Búzios, Restaurante David, Che Michou, Malibu Palace (Hotel de Cabo Frio), Shopping German (Rogério), Creche Brinca Mundi, Visual Bike ( Bruno) e o Artesanato da Pedra, que nos brindou com canecas lindas, disputadíssimas pelos presentes”, finaliza a Presidente.


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Lama Caroline Gammon em Búzios

Buddha Dharma Meditation Centre
Lama Caroline se tornou discípula de Lama Gangchen há aproximadamente 20 anos e recebeu dele o título de mestra em filosofia budista. Conduz retiros e meditação Mahayana e Vajrayana e ministra cursos e workshops sobre filosofia, tantra, medicina, yoga e astrologia. Uma das detentoras da linhagem Ngal-So, Lama Caroline atua como editora-chefe da Peace Publications, os livros Autocura I, Autocura II, Autocura III e Autocura do Meio Ambiente, assim como todas as sadhanas de Práticas de Meditação Ngal-So, foram redigidas por ela a partir das instruções e cuidadosa supervisão de Lama Gangchen Rinpoche. Em Búzios, Lama Caroline, juntamente com Lama Gangchen e Lama Michel, dirige espiritualmente o Buddha Dharma Meditation Centre.
07 e 08 de novembro, 6ªfeira e sábado
17:30 às 19:30: 1ªsessão
19:30 às 20:00: tea break
20:00 às 22:00: 2ªsessão
Tantra e Autocura do Corpo e da Mente e do Meio Ambiente
participação: R$ 30,00
09 de novembro, domingo
16:00 às 18:00:
Iniciação dos 5 Curadores Supremos e das 5 Grandes Mães
18:00 às 19:00: tea break
19:00 às 20:00:
Puja de Fogo
Participação: R$ 30,00
Rua das Pedras, nº 04 - sobre-loja - Centro 
buddhadharmameditationcenter@gmail.com
Tel: 22 26231080 / 22 992158497



sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Humor na Praça com choro

Evento com humor e arte anima o Centro de Búzios neste fim de semana
Este fim de semana será de muita música, arte e humor para moradores e turistas de Búzios, na Região dos Lagos do estado. Batizado de "Humor na Praça com choro", o evento acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro, na Praça Santos Dumont, localizada no Centro da cidade. No projeto, os participantes poderão até ser modelo para a sua própria caricatura, produzida por cartunistas que participarão do evento.
Nesta sexta, a abertura do evento acontecerá às 18h, com uma exposição e palestra. No sábado, a partir das 17h, também haverá exposição e palestra, além de cartunistas que farão interações com o público. Às 19 horas, os presentes serão embalados pelo show de choro do Clube de Chorinho. E, no domingo, os trabalhos produzidos serão expostos.
Cartunistas como Amorin, Mayrink, Guidacci, Nani, Ferreth, Alviño, Ediel, dentre outros, segundo a Secretaria de Cultura de Búzios, estarão presentes promovendo uma total interação entre a arte da caricatura com as pessoas que comparecerem à praça.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Cursos gratuitos de recepcionista em meios de hospedagem

Capacitação profissional da população
Búzios abrirá vagas para a capacitação profissional da população, em parceria com o Governo Federal e o Senac. Cursos gratuitos de recepcionista em meios de hospedagem e organizador de eventos, serão oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ambos os cursos serão iniciados no dia 03 de novembro e terão em média quatro meses de duração. As aulas acontecerão as segundas, quartas e sextas-feira, das 19h às 22h, na Escola Municipal Emígdio G. Coutinho.
De acordo com o Secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos, "o Pronatec é um programa que visa a melhor qualificação da nossa mão de obra, sendo de suma importância para o setor turístico. Os cursos ajudarão os cidadãos buzianos a desenvolver competências para ocupar melhores cargos no mercado de trabalho".
Para se inscrever nos cursos é necessário ter no mínimo 16 anos, ensino médio incompleto para o curso de recepcionista, e ensino médio completo para o curso de organizador de eventos. Os candidatos também precisam apresentar os originais e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade (histórico ou diploma) e PIS (Nit ou Cartão Cidadão).
As inscrições estão abertas na Secretaria de Turismo e no Centro de Informações Turísticas da Rasa. Uma ajuda de passagem pode ser disponibilizada. Para receber este recurso, o aluno deve abrir uma Conta Fácil da Caixa Econômica Federal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2633-6200.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Cuidados com a natureza durante o Ecoturismo

A natureza é frágil e precisa ser tratada com cuidado
A Diretoria de Áreas Protegidas da Secretaria de Biodiversidades e Florestas do Ministério do Meio Ambiente faz um alerta as pessoas que pretendem visitar unidades de conservação sobre os cuidados que devem ter com a natureza e a sua segurança. Milhares de pessoas procuram ambientes naturais, para atividades de lazer, que vão desde um simples passeio, até a prática de esportes de natureza, como montanhismo, canoagem, exploração de cavernas, mergulho e outras. Segundo o gerente de Projetos do MMA, Fábio França, "nessas áreas é impossível realizar trabalhos de limpeza e conservação da forma como acontece nas cidades. A proteção desses locais depende muito do comportamento dos visitantes".

Certifique-se que você possui uma forma de acondicionar seu lixo (sacos plásticos), para trazê-lo de volta. Aprenda a diminuir a quantidade de lixo, deixando em casa as embalagens desnecessárias.
Escolha as atividades que você vai realizar na sua visita conforme o seu condicionamento físico e seu nível de experiência.
Você é responsável por sua segurança.
Leve sempre: lanterna, agasalho, capa de chuva, um estojo de primeiros socorros, alimento e água; mesmo em atividades com apenas um dia ou poucas horas de duração.
Caso você não tenha experiência de atividades recreativas em ambientes naturais, entre em contato com centros excursionistas, empresas de ecoturismo ou condutores de visitantes. Visitantes inexperientes podem causar grandes impactos sem perceber e correr riscos desnecessários.
Cuide dos locais por onde passar, das trilhas e dos locais de acampamento.
Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas - não use atalhos. Os atalhos favorecem a erosão e a destruição das raízes e plantas inteiras.
Resista à tentação de levar lembranças para sua casa. Deixe pedras, artefatos, flores, conchas etc onde você os encontrou, para que outros também possam apreciá-los. Fogueiras enfraquecem o solo, enfeiam os locais de acampamento e representam uma das grandes causas de incêndios florestais.
Para cozinhar, utilize um fogareiro próprio para acampamento.
Respeite os animais e as plantas. Observe os animais à distância.Não retire flores e plantas silvestres.
Seja cortês com outros visitantes e com a população local.
Ande e acampe em silêncio, preservando a tranqüilidade e a sensação de harmonia que a natureza oferece. 
Deixe os animais domésticos em casa, pois, além de afujentarem a fauna silvestre.


terça-feira, 14 de outubro de 2014

Pedala Criançada

Criança pedalando por um futuro melhor
A Associação de Ciclistas de Búzios-PEDALA BÚZIOS com o objetivo de estimular o uso da bicicleta e a implantação da malha ciclo viária, em todo o Município, com o apoio de Entidades Civis, convida a todos para o: PEDALA, CRIANÇADA! Criança e Professor, pedalando, no presente, por um futuro melhor!
DIA 19 DE OUTUBRO,SAÍDA ÀS 9 HORAS, DO PÓRTICO DE BÚZIOS À PRAÇA SANTOS DUMONT. ATENÇÃO: MENORES, ATÉ 12 ANOS, SOMENTE COM OS PAIS OU RESPONSÁVEIS LEGAIS.
Ciclismo: A propulsão humana como meio de Lazer, Transporte, Turismo, Competição e cidadania.



segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Cine Teatro Rasa recebe Master Class II de Violino

Violinista Gustavo Menezes em Buzios
Na próxima terça-feira, dia 14 de outubro, acontecerá no Cine Teatro Rasa o Master Class II de Violino com o Professor Gustavo Menezes, realizado pela Escola de Música Villa-Lobos / Núcleo Avançado Tom Jobim. A aula é uma parceria com a Academia Juvenil e Orquestra Petrobrás Sinfônica e conta com apoio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Buzios.
O evento é gratuito e para participar basta se inscrever através do site http://goo.gl/forms/i3DvYfRXog ou pelo telefone (22) 2623-4450.
O Professor Gustavo Menezes é um renomado músico que já se apresentou nas mais importantes salas do Brasil, além de ter se apresentado na França, Itália, Portugal, Alemanha, México, Espanha e Noruega. Integrou as principais orquestras sinfônicas e de câmara do Rio de Janeiro. Foi spalla da Orquestra de Câmara da Uni-Rio, da Camerata Gama Filho e da Camerata de Santa Tereza. Atualmente, é concertino da Orquestra Petrobras Sinfônica e violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal.
Gustavo teve aulas de aperfeiçoamento com grandes nomes da música mundial como: Boris Belkin, Menahen Pressler e Domenico Nordio, um dos mais importantes violinistas italianos da atualidade. Atualmente é Spalla (violino solista) da OSTM e Concertino (violino solista assistente) da OPES, além de professor e entusiasta da Academia da Orquestra Petrobras Sinfônica.



terça-feira, 7 de outubro de 2014

Os argentinos vão a vir nesta temporada?

O alto custo do turismo interno argentino favorece viagens ao exterior
Ao contrário do que anunciam alguns jornáis, a alta temporada terá um aumento significativo de turistas argentinos. Realmente a Argentina está pasando um momento de crisis. São variantes da mesma crisis que está no Brasil e em grande parte de América Latina, US, Europa e Asia. No entanto, nos últimos 12 meses teve um aumento do 17% dos argentinos que viajarom para o exterior.
Referente ao assunto, o jornal Clarin diz
De acordo com o INDEC, os argentinos que sairam para o exterior aumentaram 9,9% e os estrangeiros que chegaram ao país caiu 8,7%. Em particular, uma queda de 14,8% na chegada de turistas brasileiros.
E os dados divulgados pelo Banco Central indicam que nos primeiros seis meses de 2013, pela conta de viagens e turismo saiu um total de 4576 $ milhões, quase semelhante à $ 4667 milhões, que foram em torno de 2012.
Para o Governo, o aumento no número de argentinos que viajam ao exterior seria um desenvolvimento positivo, uma vez que iria determinar que há uma melhoria na renda de grande parte da população.
Os críticos dizem que o número de viajantes de saída aumentou o subsídio implícito significa para argentino comprar o bilhete e pagar as despesas com o cartão de crédito para o dólar oficial, apesar das restrições implementadas e 20% de acréscimo. Eles também observam que as viagens ao exterior são favorecidos pelos altos custos cambiais do turismo interno em relação às oportunidades e ofertas que estão sendo oferecidos no exterior.
Wall Street Jornal (01 Outubro 2014) diz respeito as inversões na Argentina
O contencioso default da dívida da Argentina e o agravamento da recessão não pararam investidores com uma alta tolerância para o risco das DSTs verter no mercado de ações argentino.
Mesmo após a saída do governador do Banco Central Juan Carlos Fabrega fez as ações argentinas caíram 8%, o principal índice FTSE ainda está 118% este ano, de longe o melhor desempenho de qualquer nível mundial do mercado de ações.
O adsempenho da Argentina é um caso isolado mesmo entre mercados de fronteira. Índice das bolsas de valores fronteira MSCI Inc. 's é de até 18% este ano. Em comparação, o índice de mercados emergentes MSCI subiu 0,3% eo S & P 500 é de 6,7%.
Ainda assim, muitos investidores dizem que eles estão dispostos a ter uma chance em stocks argentinos porque aparecem baratos.
"Nós estamos sendo pagos para assumir o risco na Argentina", disse Pavese, cuja empresa investe em várias empresas argentinas, incluindo guloseimas empresa imobiliária.



segunda-feira, 6 de outubro de 2014

As visitas na Buzios Turismo aumentam

As visitas na Buzios Turismo no mês de Setembro de 2014 foram as maiores nos últimos anos
 Nos últimos 12 meses o Portal Buziosturismo teve 1.244.768 visitas. O portal Buziosturismo está hospedado na Locaweb e recebe as estatísticas URCHIN. (uma das melhores). Importantes conclussões podem ser tiradas de toda esta completa informação.
MÉDIA DIÁRIA DE SESSÕES ENTRE 01/SET e 01/OUT desde 2007:
Ano 2007 ............ 2.654
Ano 2008 ............ 2.021
Ano 2009 ............ 3.235
Ano 2010 ............ 2.534
Ano 2011 ............ 2.341
Ano 2012 ............ 3.759
Ano 2013 ............ 3.272
Ano 2014 ............ 4.567
MÉDIA DIÁRIA DE SESSÕES NA BAIXA TEMPORADA ENTRE 15/MAR E 15/SET
2007 ..... 2.541
2008 ..... 2.016
2009 ..... 1.923
2010 ..... 2.935
2011 ..... 2.823
2012 ..... 3.158
2013 ..... 3.332
2014 ..... 3.060
http://buziosturismo.com/buzios/por/noticias/home.php?Id=222Quer dizer que esta baixa temporada foi a pior dos últimos 3 anos. Já o mês de setembro de este ano foi o melhor de todos.
Esta evolução coincide com modificações estratégicas no portal Buziosturismo e marketing na web. Pela forma da curva, no gráfico, podemos predecir que será uma das melhores pre-temporada de todos estos anos.


sexta-feira, 3 de outubro de 2014

XTERRA BÚZIOS

Triathlon com 1k de natação, 25k de bike e 8k de trail run e o tradicional Night Run, com 7k e 21k e o Endurance 50k
Depois do sucesso absoluto na primeira aparição como sede do circuito, a cidade de Búzios está de volta, com novas modalidades e muito mais empolgante.
Repleta de belíssimas praias, a cidade é ideal para a prática de esportes ao ar livre. Com pouco mais de 23 mil habitantes, Búzios é o local perfeito para receber uma etapa do maior evento de esportes ao ar livre do mundo.
Repleta de belíssimas praias, a cidade é ideal para a prática de esportes ao ar livre. Com pouco mais de 23 mil habitantes, Búzios é o local perfeito para receber uma etapa do maior evento de esportes ao ar livre do mundo.
O XTERRA Búzios (11 de Outubro) terá o XTERRA Triathlon com 1k de natação, 25k de bike e 8k de trail run e a tradicional corrida noturna, o XTERRA Night Run, com 7k e 21k e o Endurance 50k.
http://buziosturismo.com/buzios/por/noticias/home.php?Id=221
Quatro diferentes modalidades:
As ruas de Búzios estarão prontas para receber os atletas do XTERRA NIGHT RUN 7K no dia 11 de outubro. Sucesso no ano passado, em 2014 a prova é garantia de muita diversão e belo percurso.
Quando se fala em natureza e desafios, não há como não pensar em Búzios e XTERRA. O XTERRA NIGHT RUN 21K chega para desafiar ainda mais os atletas em uma prova de pura adrenalina e visual e deslumbrante.
Pela segunda vez consecutiva dentro de um circuito XTERRA, Búzios será palco do maior evento de esportes outdoor do planeta no dia 11 de outubro.
A The North Face apresenta XTERRA Endurance. Uma das modalidades mais desafiadoras do circuito. São ultramaratonas que exigem resistência e estratégia de todos os atletas que desejam completar os surpreendentes percursos.
Contato: (21) 3813-4572 | atendimento@x3mbrasil.com
 
 

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Continua o Projeto Pratique Búzios Beach

Treinamento Funcional na praia
O projeto 'Pratique Búzios Beach - Treinamento Funcional' continua agitando as férias de turistas e moradores em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O projeto acontece no canto esquerdo da Praia de Geribá. Realizado todas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 10h, o projeto tem o objetivo de oferecer um espaço à população para a prática de atividades físicas regulares, com a orientação de profissionais de Educação Física. O ambiente é a praia de Geribá, um ambiente propício a pratica de exercícios e esportes, com uma visão privilegiada e um mar maravilhoso.
http://buziosturismo.com/buzios/por/noticias/home.php?Id=220O projeto busca trabalhar com pessoas de todas as idades, não sendo necessário ser atleta para participar. Durante o treino, os inscritos participam de circuitos, em um primeiro momento, passando para uma prática específica de acordo com o objetivo de cada um.
http://buziosturismo.com/buzios/por/noticias/home.php?Id=220
O treinamento funcional se baseia em atividades naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. Com isso, o praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e habilidade, tirando as pessoas das práticas repetitivas, como as realizadas na musculação. Nos exercícios, são usados acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes, com o objetivo de trabalhar a musculatura de forma direcionada. O método ajuda na prevenção de lesões, gera melhorias cardiovasculares, reduzo percentual de gordura, emagrece e define a musculatura.
O projeto trabalha com Atletas Buzianos de alto nível, que representam a cidade em diversos esportes como: Surfe, Jiu-Jitsu, Windsurfe, Futevôlei, Futebol, entre outros.


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Aeroporto de Búzios recebeu autorização para Aviação Geral

No último 01 de setembro, o Prefeito de Búzios, Dr. André Granado, recebeu ao Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, para a assinatura da portaria que autoriza a exploração comercial de aviação geral do Aeroporto Umberto Modiano.
O Aeroporto foi inaugurado em 2003 e é dedicado à aviação geral. Em 1º de setembro de 2014, o aeroporto recebeu autorização para começar a receber aeronaves de pequeno porte, como jatos executivos, táxis aéreos e helicópteros. Pertence ao Grupo Modiano opera com uma pista de 1300m x 30m, revestimento em asfalto e balizamento noturno.
Esta iniciativa, com o apoio da Prefeitura de Armação dos Búzios, tem como meta através da ampliação, operação, manutenção e exploração econômica do aeroporto, expandir os serviços de transporte aéreo e estimular maior quantidade de pousos na cidade. O aeroporto poderá assim começar a receber aeronaves de pequeno porte, como jatos executivos, táxis aéreos e helicópteros.
A assinatura oficial aconteceu no INEFI, no Cine-teatro Rasa, em presença de vereadores, secretários de governo e representantes de entidades civis ligadas ao turismo.