quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Cuidados com a natureza durante o Ecoturismo

A natureza é frágil e precisa ser tratada com cuidado
A Diretoria de Áreas Protegidas da Secretaria de Biodiversidades e Florestas do Ministério do Meio Ambiente faz um alerta as pessoas que pretendem visitar unidades de conservação sobre os cuidados que devem ter com a natureza e a sua segurança. Milhares de pessoas procuram ambientes naturais, para atividades de lazer, que vão desde um simples passeio, até a prática de esportes de natureza, como montanhismo, canoagem, exploração de cavernas, mergulho e outras. Segundo o gerente de Projetos do MMA, Fábio França, "nessas áreas é impossível realizar trabalhos de limpeza e conservação da forma como acontece nas cidades. A proteção desses locais depende muito do comportamento dos visitantes".

Certifique-se que você possui uma forma de acondicionar seu lixo (sacos plásticos), para trazê-lo de volta. Aprenda a diminuir a quantidade de lixo, deixando em casa as embalagens desnecessárias.
Escolha as atividades que você vai realizar na sua visita conforme o seu condicionamento físico e seu nível de experiência.
Você é responsável por sua segurança.
Leve sempre: lanterna, agasalho, capa de chuva, um estojo de primeiros socorros, alimento e água; mesmo em atividades com apenas um dia ou poucas horas de duração.
Caso você não tenha experiência de atividades recreativas em ambientes naturais, entre em contato com centros excursionistas, empresas de ecoturismo ou condutores de visitantes. Visitantes inexperientes podem causar grandes impactos sem perceber e correr riscos desnecessários.
Cuide dos locais por onde passar, das trilhas e dos locais de acampamento.
Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas - não use atalhos. Os atalhos favorecem a erosão e a destruição das raízes e plantas inteiras.
Resista à tentação de levar lembranças para sua casa. Deixe pedras, artefatos, flores, conchas etc onde você os encontrou, para que outros também possam apreciá-los. Fogueiras enfraquecem o solo, enfeiam os locais de acampamento e representam uma das grandes causas de incêndios florestais.
Para cozinhar, utilize um fogareiro próprio para acampamento.
Respeite os animais e as plantas. Observe os animais à distância.Não retire flores e plantas silvestres.
Seja cortês com outros visitantes e com a população local.
Ande e acampe em silêncio, preservando a tranqüilidade e a sensação de harmonia que a natureza oferece. 
Deixe os animais domésticos em casa, pois, além de afujentarem a fauna silvestre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário