Tradicionais eventos de inverno têm música e cinema como destaque
RIO - A Copa do Mundo de 2014 obrigou festivais tradicionais dos meses de junho e julho adaptarem suas datas. A maioria ocorre no fim deste mês e início de agosto — um bom alento para quem já está sentindo falta do agitado Mundial, que rendeu folgas e turnos reduzidos aos brasileiros; ou a quem ainda está cabisbaixo com o desempenho da Seleção.
Com recorde de adesão de 60 restaurantes, o 13º Festival Gastronômico de Búzios começa nesta sexta, 18 de julho, e vai até o próximo dia 26. A organização espera receber 30 mil pessoas nos locais onde serão servidas receitas especiais, preparadas pelos restaurantes locais, entre eles o Pátio Havana e o Salt, a preços promocionais — R$ 10 por entrada e sobremesa; R$ 15 pelo prato principal. As mesas do festival vão ser espalhadas em quatro pontos da cidade, entre eles a Rua das Pedras e a Orla Bardot.
Na serra, Nova Friburgo lança nesta quinta-feira a 12ª edição do Festival de Inverno, com programação voltada à música clássica, com eventos até 27 de julho. Neste ano, o evento celebra os 150 anos do compositor alemão Richard Strauss com apresentação da soprano Angelica de la Riva e da pianista Kátia Balloussier no sábado. Uma grande expectativa cerca a banda sueca New Tide Orquesta que trocou recentemente a palavra “tango” por “tide” (maré) no nome, mostrando a mudança de tons. Há apresentações todos os dias, gratuitas, no Novo Country Club.
Em Petrópolis, 14º Festival de Inverno usa como palcos, do dia 18 a 27 de julho, os cartões-postais da cidade: Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Palácio de Cristal, entre outros. Além dos shows de jazz e concertos de música clássica, o festival passará os filmes mudos de Charles Chaplin, “Em busca do ouro” (1925) e “O circo” (1928), acompanhados do piano ao vivo de Paulo José Campos de Melo no Cine Teatro, às 15h, nos dias 23 e 24, respectivamente.
A 12º edição do Festival do Vale do Café começou na semana passada e movimenta, até 27 de julho, 14 cidades do Sul Fluminense. Neste ano, o evento homenageia o músico Dorival Caymmi com apresentação, no dia 25, do violonista Turibio Santos na Fazenda do Paraizo. Na Fazenda São João da Prosperidade, dia 27, Rosenete Eberhardt e Marcus Llerena tocam “De Mozart a Dorival Caymmi".
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário