O empenho do trabalho realizado na saúde municipal de Búzios alcançou visibilidade diante de todos os países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto foi desenvolvido pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição do município e apresentado aos 40 países integrantes da ONU – durante a realização de um fórum, em março – e já se encontra traduzido em dois idiomas.
Um dos principais investimentos foi o enriquecimento do programa de pesagem que atende aos beneficiários do programa Bolsa Família, realizado pelo Governo Federal. A visibilidade ao trabalho desenvolvido, desde o ano passado, no balneário, deu-se a partir de ações de melhorias adotadas pela Secretaria de Saúde, dentre elas: o cumprimento de condicionalidades como a pesagem das famílias, a suplementação de Vitamina A para crianças de 6 meses a quatro anos de idade – diminuindo os casos de doenças respiratórias e diarreia - o incentivo ao pré-natal e ao aleitamento materno, projetos de educação nutricional e a intensificação do trabalho de Combate ao Mosquito da Dengue.
Com as mudanças implementadas, a Secretaria de Saúde elevou o percentual de acompanhamento às famílias atendidas pelo programa Bolsa Família, que subiu de 13% (resultado de 2008), ano no qual a Prefeitura aderiu ao programa, para 58% em 2013.
“A ação fortalece a cidade no Pacto Mundial pela Saúde, enriquecendo, assim, os oito objetivos do milênio”, destacou a coordenadora do programa Bolsa Família da cidade, Camila Gomes Ferreira, que completou dizendo que, com essas mudanças, “a população está se fortalecendo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário